No tempo de Paulo, Corinto era uma prospera centro privilegiado de comunicações marítimas e de comércio, graças à sua situação geográfica e aos dois portos: um sobre o Mar Egeu,que facilitava as ligações  com a Ásia Menor,a Síria e o Egipto; outro sobre o Adriático,  que assegurava o tráfico com o Ocidente.

Corinto, cidade reconstruída por César no ano de 44 a.C., depois de ter sido arrasada durante a terceira guerra púnica,em 146 a.C.,Corinto tornou-se a capital da província senatorial da Ásia e sede de um procônsul,desde o ano  27 a.C. a sua população era muito " HETEROGÊNEO", proveniente das mais variadas raças e praticando os mais diversos cultos; na época de Paulo devia rondar o meio milhão  de habitantes ,dois terços dos quais seriam escravos.

 

Cidade da deusa "Afrodite",em cujo Templo se PRATICAVA A PROSTITUIÇÃO SAGRADA,era tristemente famosa pela sua vida licenciosa. Mas,era também um centro cultural importante e,no século II a.C., o retórico Hélio Aristides referia-se com louvor às escolas ,aos filosofos e literatos que se podiam encontrar nas esquinas das ruas e aos Jogos Ístmicos que ali se realizavam na Primavera ,de dois em dois anos.

Intervenção de Paulo

Paulo chegou a Corinto no termo da segunda viagem missionária e permaneceu aí dezoito meses, provavelmente desde o Outono do ano 50 até à Primavera de 52. O ambiente "Religioso, Cultural  e Moral" era adverso; mas Paulo  fundou uma grande comunidade pujante de vida cristã, sobretudo com elementos vindos do paganismo,na sua maioria das classes mais humildes, embora também houvesse judeo- cristãos.

Paulo,há-de orgulhar-se  dela,considerando-a o selo da autenticidade do seu ministério,a sua defesa contra os caluniadores e uma carta de recomendação acessivel a todas as pessoas.

Mas esta comunidade também foi motivo de preocupação e de frequentes intervenções de Paulo.

Como se pode notar,Corinto ,antes de chegada de Paulo ,era uma cidade culturalmente, politicamente e moralmente agitada.

No Templo da Deus Afrodite se praticava a famosa PROSTITUIÇÃO SAGRADA em que se podia fazer RELAÇÕES SEXUAIS naquele templo ,na presença de muitos,até se podia fazer ao AR LIVRE,já as RELAÇÕES SEXUAIS eram feitas com se FOOTEBOL FOSSE,em qualquer lugar em em qualquer momento.

Com a chegada de Paulo,esta atitude ficou fora,Paulo anulou e fundou naquela cidade sua comunidade e converteu a muitos. Por conseguinte, Paulo nunca permitiu a prática de actos sexuais como FOOTEBOL. As suas doutrinas morais mudaram radicalmente o Modo Vivendi e Operandi dos povos daquela cidade.