Nos últimos dias há cada vez mais pessoas a aderir as redes sociais, isto é, encarando as como algo tao importante para o seu dia-a-dia, tornou-se cada vez mais difícil passar o dia sem a cessar internet, muitas empresas neste globalização veem as redes sociais, como uma forma para divulgar os seus produtos, em todo o mundo. Ora, o homem desde tempos imemoriais, procurou aperfeiçoar este mundo imperfeito em que vivemos, razão qual o homem fez o possível para tornar a terra mais habitável para ele, não conseguindo realizar essa missão que se encarregou de cumprir viu se obrigado a inventar o mundo celestial, onde os homens iriam realizar a missão deixaram pendente toda vida, que mais tarde trouxe problemas que até então é difícil de se resolver. Contudo, as circunstâncias da vida levou o homem a inventar o mundo virtual, onde cada um pode tchilar a sua maneira, ele se encontra num beco sem saída onde é perigoso voltar atrás, permanecer no mesmo lugar e ir a frente.
 
As redes sociais permitem que cada um escreva a sua história a sua maneira, é triste saber que ainda há alguns jovens que rejeita o uso das redes sociais, num futuro bem recente muitos jovens serão pais, e corre o risco de ser considerados analfabetos pelo seus filhos, porque como os nossos pais nos contava a sua infância em baixo das árvores, não será assim com os nossos filhos. Eles vão procurar nas redes sociais, tudo sobre a nossa infância ou sobre o passado dos seus pais. Não imagino a vergonha que muitos poderão passar se porventura, os filhos não encontrar nada no que diz respeito ao passado dos seus pais, prefiro não me pronunciar agora sobre que alguns pais vão passar. No que concerne ao desenvolvimento da nossa época é necessário que possamos registar nas redes sociais, porque se não corremos o risco de passar vergonha com futuras gerações. Chegado até a minha intuição me leva a concluir que o homem que renuncia as redes sociais é um perigo para o seculo 21, é necessário que possa ser denunciado levado as celas para ir aprender que a nossa época não faria sentido sem as redes sociais. Graças a elas somos o que somos hoje, temos informação em qualquer lugar sem precisar de estar em casa acompanhada da família, no caminho nos mantemos informados sobre o que acontece do outro lado do mundo.
 
É triste saber que muitos africanos ainda não se fazem presente neste mundo virtual em que nos encontramos no seculo 21, é necessários que os nossos curandeiros mudem de paradigmas passam a transmitir ao mundo inteiro sobre o seu saber, deixe de levar para o cemitério, as nossas universidades é necessário que crie condições (plataformas digitais) para passar a publicar os ensaios dos trabalhos feitos pelos estudantes durante o curso, enfim partilhar monografias, tese etc.
Por: Ngovene, Daniel
16.11.20