Por: I.L.I. RUSSO

Modernidade Liquida

 







Vivemos tempos liquidos. Nada é para durar", dizia Bauman.


Bauman usa esta metáfora "liquido" para ilustrar o tempo que vivemos, ou seja, um liquido (água) tem formas relativas em cada recipiente que ele estiver ou está.


Por exemplo: se coloca água numa garrafa de refrigerante, ela toma o formato ou modelo daquela garrafa; Ora, se tirar água daquela garrafa e colocar no copo de taça, ela vai tomar modelo de taça; Se tira a mesma água e coloca num aquário quadrado ou redondo, ela irá tomar o modelo de aquário.


Em outras palavras, a água ou o liquido não tem forma ou caracteristica, pois ela é ambivalente (que se enquadra em qualquer categoria). Então, hoje nós nos caracterizamos desta forma. Onde vivemos tempos líquidos: Relacionamentos, amores, sensações, responsabilidades líquidos, que não significam nada. Onde o individuo perdeu a sua identidade, ou seja, ele se desconhece.


Hoje em dia nós vivemos numa Época Liquida em todas dimensões, (Na Política, na Educação, na Igreja, na Economia, no Sector do Trabalho, etc.), ou seja, nós somos herdeiros duma "Modernidade Liquida".


Onde as Pessoas não querem mais coisas duradouras, elas querem coisas flexíveis, então, como consequência disso, nós notamos hoje em dia relacionamentos líquidos, amizades liquidas, amores líquidos, empregos líquidos, Politica inundada de políticos líquidos, até nas igrejas: onde temos crentes líquidos (que não querem permanecer na Igreja Local, pois estão atrás da prosperidade).


Os Políticos (actualmente) já não são mais acreditados, pois as Pessoas perderam confiança neles. No entanto, as Empresas se apercebendo disso, descobriram como funciona a mentalidade de homem moderno (ou seja, " homem liquido").


Razão pela qual, as empresas fazem questão de tirarem cada ano uma marca de telefone, carro, etc. Se "alguns" indivíduos não trocam de telefone ou carro não é porque não querem, mas é porque não tem dinheiro. Pois se tivessem compraria, porque esta é a lógica e dinâmica da Sociedade de consumismo em que nós nos encontramos.


Ademais, Bauman disse




Os homens derrubaram uma Sociedade Sólida a fim de construírem uma Sociedade mais Sólida. Mas, o resultado não foi aquele que era esperado, isto é, envés de construir uma Sociedade mais Sólida, veio uma Sociedade Liquida".


Sociedade está em que os indivíduos não querem relacionamentos sérios, amores sérios, laços sérios. É uma Sociedade que conecta e desconecta facilmente, onde as Pessoas dizem que tenho 500 amigos no Facebook, mas na verdade eles não são amigos, ou seja, são "amigos" virtuais, que foram construídos facilmente e podem ser desconstruídos também facilmente.

GENERO: Reflecções Teológicas e Filosóficas (P.D.V)