A I Guerra Mundial (1914-1918)

Os finais do século XIX e princípios do século XX são marcados pela existência de fortes contrastes e rivalidades entre as potências europeias. O clima de tensão internacional daí decorrente, propiciou ao desencadear de um conflito armado que estará na origem da 1ª Guerra Mundial. Ela teve início em 1914 e terminou em 1918 (51 meses, entre Agosto de 1914 a Novembro de 1918), tento envolvido todas regiões do mundo.

leia também 2 Guerra Mundial

Causas

São causas da I guerra Mundial:

 

  • Luta pela posse de novos mercados

 

A luta pela posse dos mercados resulta da concorrência económica entra as potências industriais, especialmente entre a Alemanha e a Inglaterra. Estas nações disputavam as colónias de África e Ásia que serviam de mercados consumidores de produtos e fornecedores da matéria-prima barata. As potências ameaçavam-se mutuamente, reivindicando cada vez mais maiores territórios.

 

  • Exaltação do nacionalismo

 

Cada potência achava-se no direito de exigir territórios onde houvesse pessoas da mesma origem. Assim, a França ansiava pela conquista da Alsácia e Lorena que estava na posse da Alemanha desde a guerra franco-prussiana (1870). Alemanha proclamava a superioridade da raça germânica (pan-germanismo). Nos Balcãs, as pequenas nações dominadas pela Áustria- - Hungia, pela Rússia e pela Turquia fomentavam o pan-eslavismo.

 

  • A questão da Alsácia e Lorena

 

As relações entre a França e Alemanha agravaram-se por causa da Alsácia e Lorena. Estas províncias ricas em minérios tinham sido anexas pela Alemanha na guerra franco-prussiana de 1870. Os franceses esperavam melhor oportunidade para a sua recuperação.

 

  • A corrida ao armamento

 

As nações começaram a desviar as verbas para a organização de poderosos exércitos equipados com armas modernas, construções navais e aumentava-se a duração do serviço militar, isto é, estavam prontos a intervir tanto na Europa, como nas colónias.

 

  • Causa imediata

 

 No dia 28 de Junho de 1914, foi assassinado o arquiduque Francisco Fernando, príncipe herdeiro da coroa da Áustria-Hungria e sua esposa, na cidade de Sarajevo (Bósnia), cometido por um estudante de nacionalidade Sérvia. A Áustria deu um prazo de um mês à Sérvia para esclarecer a morte do príncipe. Não satisfeita com a resposta da Sérvia ao ultimato que lhe tinha enviado, declarou-lhe guerra a 28 de Julho de 1914. O assassinato de Francisco Fernando foi a causa imediata da IGM, pois, o atentado foi aproveitado por outras potências para o ajuste de velhas contas, por isso, deram-se sucessivas declarações de guerra e foi accionado de imediato o sistema de alianças anteriormente constituídas. Observa o quadro abaixo. As alianças anteriormente formadas tiveram que ser activadas e durante a guerra foram entrando outros países para ambos blocos.

 

  • Blocos militares

 

 

a)      Tríplice Entente

 

 

  • ·      França, Inglaterra, Rússia,Servia, Japão Itália, Roménia e Portugal

 

b)     Tríplice Aliança

   Áustria, Hungria, Itália, Alemanha, Turquia e Bulgária.

 

 

O decurso I Guerra Mundial 

A 1ª Guerra Mundial decorreu em três fases que são:

1ª Fase – Guerra de movimentos ou guerra relâmpago (1914)

A guerra de movimento decorreu entre Agosto e Novembro de 1914 e caracterizou-se pelo avanço rápido das tropas alemães. A Alemanha traçou um plano considerado Schlliffen que consistia em uma guerra relâmpago que durasse pouco tempo; derrotar rapidamente dois dos seus inimigos (Inglaterra e França); atacar a França, invadindo a Bélgica num movimento rápido e imprevisto e concertar em duas frentes – Ocidental contra a França e Oriental contra a Rússia.

Este plano teve êxito no inicio, uma vez que em pouco tempo o exército alemão chegou nas proximidades de Paris, tendo saído vitorioso nos primeiros combates com as tropas russas. O mesmo plano veio a fracassar devido a intervenção do exército francês, comandado por general Joffre na batalha de Marne em Setembro de 1914 que conseguiu travar o seu avanço; a chegada do inverno também deteve o avanço alemão ao território Polaco.

 2ª Fase – Guerra de posições ou guerra das trincheiras (1915-1917)

Decorreu de Novembro de 1915 a Março de 1917. Cada bloco defendia as suas posições e tentava impedir o avanço do outro.

As tropas de cada um dos lados na terra uma extensa rede de abrigos e valas, as trincheiras numa linha contínua de um lado do outro. Os dois lados aperfeiçoaram o armamento: submarinos, tanques de guerra, aviões de combate, granadas de mão, gás tóxico, canhões e metralhadoras. Nesta fase assistiu-se a entrada do EUA na guerra. A entrada dos EUA na guerra significou o reforço do bloco dos aliados e viragem do curso da guerra e vitória dos aliados.

3ª Fase – Retorno à guerra dos movimentos (1917 e 1918)

Decorreu nos anos de 1917 e 1918 e caracterizou-se pelo retorno à guerra dos movimentos. Vários acontecimentos contribuíram para a guerra tomar novos rumos a destacar: a eclosão da revolução russa e a consequente retirada da Rússia foram decisivas. Aqui assistiu-se a saída da Rússia na Guerra. A retirada da Rússia da 1ª Guerra Mundial modificou significativamente o anterior equilíbrio das forças na medida em enfraqueceu a Frente Oriental, por um lado, e, por outro, deu outra movimentação à própria guerra. Ademais, a Revolução Socialista de Outubro pressionou a retirada da Rússia da guerra.

 

BIBLIOGRAFIA

RAUL, Maria Viana. (20--). Modulo 5 Historia: programa do ensino secundário a distância (PESD) 1º ciclo. CEMOQE MOCAMBIQUE.