A homofobia é um tipo de preconceito em relação às pessoas que possuem relações homo afectivas, sejam entre homens ou mulheres.

Do grego, a palavra homofobia é formado pelos termos “homo” (semelhante, igual) e “fobia” (medo, aversão), que significa aversão ou medo às relações semelhantes.

Dessa maneira, podemos concluir que a homofobia equivale a qualquer acto ou manifestação de ódio, repulsa, rejeição ou medo (muitas vezes irracional e sem explicação) contra os homossexuais, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, o que tem levado a muitos tipos de violência, seja social, psicológica ou física.

Origem

A palavra Homofobia foi usado pela primeira vez em 1971, pelo psicólogo norte americano George Weinberg em sua obra intitulada “Sociedade e a Saúde Homossexual”, na qual afirma que as pessoas que alimentam a homofobia possuem problemas psicológicos, propondo, dentre outras medidas, a retirada do termo “homossexualidade” da lista de doenças.

Nas civilizações antigas da Grécia e Roma, a homossexualidade era praticada por muitos e vista de forma natural.

Entretanto, as religiões judaico-cristãs foram as propulsoras e propagadoras da intolerância contra as relações homossexuais considerando-as actos de perversão o que levou a inúmeras mortes, amputações, castrações, multas, e ainda, diversas torturas psicológicas e físicas.

Esses ideais preconceituosos (homofobia) foram alimentados durante muitos séculos, os quais, mais tarde, a homossexualidade passa a ser considerada uma patologia, doença mental, problema genético e uma aberração.

Nesse contexto, muitos homossexuais foram forçados a inúmeros procedimentos, bem como viverem nas clínicas psiquiátricas por serem considerados perigo para a sociedade.

Visão actual da homofobia

Estudos actuais sobre a formação da identidade homossexual, determinam duas vertentes de pesquisas: factores biológicos e factores sociais; embora ainda seja um enigma para a sociedade a atracção entre indivíduos do mesmo género, o que levanta questões tais como:

  1. A homossexualidade é genética ou inata?
  2. A escolha sexual depende de factores culturais e/ou sociais?
  3. Todos os seres humanos são potencialmente bissexuais ou possuem alguma tendência homossexual ou heterossexual?

Hoje em dia o tema homofobia tem demostrado a importância de traçar acções de conscientização, punição e, sobretudo, do esclarecimento de diversas dúvidas sobre o assunto, dado aumento da violência causada principalmente pela ignorância e/ou intolerância de muitas pessoas que participam de grupos culturais e sociais com ideais racistas, além de muitas religiões que compartilham esse tipo de preconceito.