A comunidade de países de língua portuguesa (CPLP), foi criada a 17 de Julho de 1996 e tem como objectivos gerais: a concertação politico-diplomatica entre os seus estados membros, nomeadamente: o reforço da sua presença no cenário internacional; a cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social e a materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.

Os estados membros são: Angola, Brasil, Cabo-verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor-Leste.

A colonização portuguesa levou aos territórios dominados os aspectos culturais dos portugueses, e um deste é a linguagem. Portanto, os países que actualmente adoptam o português como seu idioma oficial possuem uma herança histórica comum, a qual se encontra materializada na linguagem que compartilham.

Angola

A República de Angola é um país localizado na costa ocidental da África, cuja capital é Luanda. A história da dominação angolana pelos portugueses se inter-relaciona com a história da própria dominação africana.

No ano de 1484 os portugueses chegam ao território conhecido actualmente como Angola, liderados por Diogo Cão, e instalam a primeira unidade política do território. Como herança deste passado, Angola adopta como língua oficial o português, no entanto, existem vários dialécticos comummente falados entre a população, como é o caso do umbundo, segunda língua mais falada no país.

Brasil

A República Federativa do Brasil foi colonizada por Portugal a partir dos anos de 1500, com a chegada das primeiras embarcações trazendo portugueses ao território que actualmente é conhecido como Brasil. O país tem como capital Brasília, e o idioma adoptado oficialmente é o português. Houve no país diversos processos de chegada de imigrantes, os quais trouxeram consigo também elementos de sua cultura. A matriz étnica brasileira é formada por indígenas, africanos e europeus, somando-se posteriormente outros povos.

Cabo Verde

A República de Cabo Verde é um país insular localizado em um arquipélago presente no Oceano Atlântico. O território de Cabo-Verde é formado pelas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava, e pelos ilhéus e ilhotas presentes em seus domínios.

Da mesma forma do que na ampla maioria das ex-colônias portuguesas, em Cabo Verde o idioma oficial é o português, porém a comunicação predominante entre os habitantes do país é o cabo-verdiano, que é um idioma crioulo do local.

Guiné-Bissau

A República da Guiné-Bissau é um país localizado na África ocidental, o qual faz fronteira com o Senegal, Guiné e com o Oceano Atlântico. Guiné-Bissau possui uma extensão de 36.125 km² em seu território, comportando mais de 1,8 milhão de pessoas.

Os idiomas falados no país o são português (idioma oficial) língua crioula e dialetos regionais. Apesar de oficial, o português é falado minoritariamente no país. E as atividades econômicas de maior relevância são a agricultura, pesca e a mineração.

Guiné-Equatorial

A Guiné-Equatorial é um país que se localiza na África ocidental, cuja cidade mais populosa é sua capital Malabo (uma ilha no Oceano Atlântico). No país existem três línguas consideradas oficiais, sendo elas a portuguesa, a castelhana e a francesa. As principais atividades econômicas do país são a pesca e as atividades agrícolas. Sua extensão territorial é de 28.050 km², abrigando mais de 845 mil pessoas. O país faz fronteira com Gabão e Camarões, além do Oceano Atlântico.

Moçambique

A República de Moçambique tem como capital Maputo, e está localizada no Sudeste do continente africano. Moçambique foi colônia de Portugal, tornando-se independente apenas no ano de 1975. Atualmente o país conta com uma população de mais de 20 milhões de habitantes, e adota como idioma oficial o português.

Como a independência do país é bastante recente, a ampla maioria da população ainda adota outros idiomas para comunicação, sendo conhecido como um espaço de grande diversidade linguística. A implantação do português como língua oficial visava uma unificação nacional, no entanto, ainda não se conseguiu que as famílias ou grupos dessem preferência para esta em detrimento de suas línguas maternas.

Portugal

A República Portuguesa tem como capital Lisboa, e é um país localizado no Sudoeste da Europa. O país tem 92.212 km² de extensão territorial, e conta com uma população de mais de 10 milhões de habitantes.

Portugal foi um dos países envolvidos no colonialismo europeu, sendo que as premissas do envolvimento deste país pautavam-se na expansão militar e religiosa. Portugal é, actualmente, um país ligado à União Europeia, e apresenta um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), possuindo uma economia bastante diversificada.

São Tomé e Príncipe

A República Democrática de São Tomé e Príncipe tem como capital São Tomé, e é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, na África equatorial. São Tomé e Príncipe possui apenas 964 km² de extensão territorial, e conta com uma população de 190 mil habitantes.

Destaca-se a existência de idiomas tradicionais, como forro, do angolar e do lunguié, os quais estão em um processo de desuso, especialmente pelas camadas mais jovens da população. O único idioma oficial é o português.

Timor-Leste

Timor-Leste é um país bastante jovem localizado no Sudeste asiático, cuja capital é Díli. No país são línguas oficiais o português e Tétum, além de cerca de quinze línguas nativas.

Neste país há uma predominância da religião católica, com cerca de 90% da população seguindo esta religião. A proclamação unilateral da Independência de Timor-Leste ocorreu no ano de 1975, sendo um processo bastante recente sua saída dos domínios portugueses.