O que são indulgências?

Quando pecamos, adquirimos para nós a culpa e apena, ou seja o pecado tem uma dupla consequência, a culpa do pecado é apagada na confissão, em uma confissão bem-feita e com o sincero propósito de arrependimento, que não é apenas um sentimento, e fica para repararmos esse pecado, ou seja a pena. A pena pode ser paga com as indulgências.

Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos.

O fiel que, ao menos com o coração contrito, faz uma obra enriquecida de indulgência parcial, com o auxílio da Igreja, alcança o perdão da pena temporal, em valor correspondente ao que ele próprio já ganha com sua acção. A divisão das indulgências em pessoais, reais e locais já não se usa, para mais claramente constar que se enriquecem as acções dos fiéis, embora sejam atribuídas às vezes a coisas e lugares.

Os Bispos e os equiparados a eles pelo direito, desde o princípio de seu múnus pastoral, têm os seguintes direitos:

1º Conceder indulgência parcial aos fiéis confiados ao seu cuidado;

2º Dar a bênção papal com indulgência plenária, segundo a fórmula prescrita, cada qual em sua diocese, três vezes ao ano, no fim da missa celebrada com especial esplendor litúrgico, ainda que eles próprios não a celebrem, mas apenas assistam, e isso em solenidade ou festas por eles designadas.

Concede-se indulgência parcial ao fiel que, no cumprimento de seus deveres e na tolerância das aflições da vida, ergue o espírito a Deus com humilde confiança, acrescentando alguma piedosa invocação, mesmo só em pensamento.

Condições necessárias para adquirir indulgência plenária:

Estar na graça de Deus;

Não ter apego ao pecado (Seja mortal ou venial);

Rezar pelo Santo Padre;

Realizar uma das obras;

Rezar uma Via Sacra;

Rezar o Terço em comunidade (em família);

Fazer uma hora de leitura da Bíblia;

Fazer uma hora de adoração ao Santíssimo.

Existe outras indulgências que a Igreja dá em determinadas épocas.