O intemperismo classifica em: intemperismo físico; intemperismo químico; intemperismo biológico.

Intemperismo físico

Esse intemperismo consiste na desagregação física das rochas, com separação dos grãos minerais antes coesos e com sua fragmentação, transformando assim a rocha em material descontínuo e friável e por sua vez prepara a rocha para a actuação do intemperismo químico. Os principais factores desta desintegração são: alívio de pressão; expansão térmica; crescimento de cristais; hidratação de minerais; processos físico–biológicos e por sua vez o intemperismo subdivide se  em termal e  mecânico.

Intemperismo Físico Termal

São processos de desagregação mecânica devido à variação  de temperatura nos corpos rochosos, desta forma, as rochas submetidas a processo continuo de expansão  e a concertação, tendem a se fragmentar pelo processo de aquecimento da sua estrutura. Além da composição mineralógica, tem influência no intemperismo termal a cor e a granulometria de rochas. Assim, as rochas mais escuras se aquecem mais e desagregam mais facilmente. Do mesmo modo, as rochas de cor uniforme são menos susceptíveis de se fragmentar do que rochas de coloração variada.

Intemperismo Físico mecânico

O processo consiste na presença de um agente qualquer em fendas das rochas, a qual se expande e contrai, pressionando as rochas até a sua ruptura. Neste intemperismo encontram se os seguintes processos:

Congelamento de água: que consiste no congelamento de agua inclusa em fracturas nas rochas e para que ocorra esse processo, devem ser satisfeitas as condições como a presença de poros e fendas nas rochas, presença de agua e temperatura com características de climas frios.

Cristalização de Sais e crescimento de cristais: são processos análogos, onde um é a constituição do outro. A cristalização de sais ocorre quando os sais não lixiviado, sim solubilizados na água existente. Ao se dar a evaporação da água os sais se precipitam e pressionam as paredes envolventes. As condições favoráveis a estes processos são a existência de pouca água e evaporação intensa, características de climas áridas e semi – árido.

Intemperismo químico

Esse intemperismoconsiste na decomposição das rochas devido ao rompimento do equilíbrio do conjunto de íons que constituem os minerais. É um processo muito lento, complexo e variado e ocorre principalmente em regiões de altas temperaturas e elevada pluviosidade. Os principais agentes são: A água de infiltração, que por ser levemente ácida (contendo gases e íons dissolvidos), é quimicamente activa; Os agentes biológicos e seus produtos orgânicos. De salientar que as principais reacções químicas que ocorrem nesse intemperismo são: Hidratação; Hidrólise; Dissolução; Oxidação; complexação.

Intemperismo biológico

O intemperismo biológico consiste na desagregação física das rochas que pode ser provocada pelas raízes dos vegetais que penetram em suas fendas e também consiste na decomposição química das rochas causada pelos organismos vivos. Portanto, as actividades orgânicas de bactérias, fungos, liquens, algas e musgos tomam parte na decomposição das rochas pela acção dos seus metabólitos (CO2, nitratos, ácidos orgânicos e outros). De referir que existe considerável redução em tamanho de minerais e rochas causada pela abundância da flora e fauna nos solos de áreas húmidas