Vulcões em erupção, bem como tremores de terra, são ocorrências que podem causar muitos prejuízos, mortes e destruição. Por isso, o estudo desses fenômenos é extremamente importante para a humanidade.

Conhecendo o assunto, é possível evitar danos maiores. Podem-se prevenir catástrofes com medidas de emergência e a retirada de populações das áreas de risco. Geralmente, podemos notar que vulcões e terremotos são muito frequentes em certas faixas da Terra, em regiões que denominamos Círculo de Fogo. Isso acontece porque, a crosta terrestre é formada por vários “pedaços” (placas) que se movimentam sobre uma camada viscosa, alguns centímetros por ano.

Os movimentos das placas são responsáveis pelos agentes modificadores do relevo, originados no interior da Terra. A maior parte da atividade tectônica (deformação das rochas por forças internas) ocorre no limite das placas, isto é, no ponto onde elas interagem. Entre os agentes internos do relevo (formadores e modificadores), podemos citar: o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos (terremotos). Todos eles estão ligados, de alguma maneira, ao movimento das placas tectônicas, causado pelo calor e peia pressão do interior da Terra.