A Negritude insere-se no espírito pan-africanista da união e solidariedade entre os africanos, com a simples diferença de se revestir de um carácter cultural e literário. Tal como o pan-africanismo, a negritude nasceu fora do continente africano, como resultado dos esforços emancipatórios da comunidade negra radicada em França. Os mentores deste projecto eram membros de profissões liberais, estudante, eclesiástico, intelectuais e políticos.

A negritude pretidia a união de todos os negros. Césaire, depois, senghor e mais tarde, a revista presence africaine e os congressos de escritores e artistas negros, que aquela organizou em 1956 e 1959, dão expressão à ideia da unidade africano sobre a forma cultural.

O evolucionismo classificado as sociedades segundo o seu grau de desenvolvimento técnico, confirmou a visão etnocêntrica da elite ocidental e facilitou o colonialismo. A maior parte dos evolucionista, como Tylor e Morgan, e os etncentristas, como por exemplo; Levy Brhul, não admitiam a possibilidade de haver culturas que não fossem europeias. Estes consideravam a vida cultural das outras sociedades como estádios arcaicos de um único processo cultural no qual a Europa representava o estádio mais completo.

O funcionalismo, por sua vez, sogerido a irredutibilidade das culturas a um denominador comum, abria as portas ao princípio do relativismo cultural evocado pela etnologia americana. A corrente relativista punha a tônica na diversidade cultural e social e considerava que a unidade do gênero humano se manifestava na sua capacidade de se diferenciar em múltiplas culturais. A posição relativista pretidia sobretudo lutar contra o imperialismo americano e defender as memórias colonizadas, os grupos africanos. Está corrente impôs como normas e respeito pela deferência, a tolerância, a crença na pluralidade de valores e a aceitação da diversidade.

Assim, abriam-se as portas para o pronunciamento da cultura africana ou melhor, a negritude surge como resposta imediata ao espaço aberto pelo relativismo. Entretanto, coube a Aime Césaire o mérito de ser considerado grande implusionador deste termo. Aliás, a ele cabe a paternidade do termo “negritude“, pois o seu conceito já se consegue destinguir no projecto anglófona do pan-africanismo.

A negritude surge entre os negros americanos de diversas formas e tomou variados nomes:

  •  Regresso a África (black to moviment) de Marcus Garvey;
  • O desenvolvimento segregado de Booker Washington;
  • Movimento de renascimento negro (black renascimento) de William Edward Binghant Du Bois.

Como todos nós sabemos a negritude nasceu de um protesto intelectual de negros com formação cultural europeia. Tomado conhecimento da deferência de tratamento e da inferiorizacao que os europeus impunham a “raça” escritores como Aimé Césaire, L. Sedar senghor e Damas. Aproveitando-se, inclusivo de ritmos poeticos brancos (Césaire aderiu ao surrealismo) iniciará o movimento chamado “negritude” o qual, em última instância, era um movimento europeu. Aimé Césaire quem no seu cahier d’um retour au pays natal, em 1939 emptegou pela prefeita vez a palavra negritude para ele significava “um simples reconhecimento do facto de ser e a aceitação deste facto do nosso destino” enquanto para senghor significava “a soma total dos valores africanos”.

Em 1932 um grupo de estudantes antilhanos em paris, sob orientação Étienne lero editava a revista legitime Defense, que era um manifesto contra a assimilação cultural, literária, religiosa e política. Círculo apenas o seu primeiro número.

E em 1934 outro grupo fundou o jornal L’etudiont Noir.

O jornal era defenido como um jornal de corporativo e de combate, tendo por objectivo o fim da tribalozacao e do sistema de clãs em vigor no bairro Latino. Todo o espírito de movimento é nós dado na poesia de Aimé Césaire cahier d’um retour au pays natal, que se considera o hino da negritude e de Homem negro.

Os maiores impulsionadores da negritude resumiram o projecto em três conceitos;

✓ Identidade– consiste em o negro assumir plenamente a sua condição.

✓ Fidelidade– atitude que traduz a ligação do homem negro a terra mãe ;

✓ Solidariedade– sentimento que liga secretamente todos os irmãos negros.

A negritude era um movimento principalmente cultural e literário, mas com pretensões também política, conquanto protestava contra atitude colonialista, lutando pela emancipação do povo. O poema de Noémia de Sousa let my people go/ deixa passar o meu povo. Quando Césaire, Damas e eu próprio nos sentavamos ainda nos bancos de liceu diziam nos, criadores da nova geração, queremos exprimir a nossa personalidade negra sem vergonha nem temor. Se isso agrada os brancos, ainda bem se não lhe agrada, não importa. No mundo da lusofonia, o movimento foi difundida por vários órgãos, como por exemplo; a junta de defesa dos direitos de África, a tribuna de África e a mensagem, formadas por africanos e europeus favoráveis a promoção de cultura negro-africana.

Foi neste contexto que, em 1920, nasce, em Lisboa, a liga africano com os seguintes objetivos:

✓ promover, através de todas as mudanças políticas, o progresso físico, mental e econômico da raça africano nas colónias portuguesas;

✓ conseguir a revogação de todas as leis e regulamentos de encepcao contra os africanos ainda existentes na legislação colonial portuguesa, especialmente no que respeita ao direito de propriedade.

✓ conseguir que se torne realidade o livre acesso de indivíduos de raça africana a todas as situações sociais e cargos públicos, nas mesmas condições exigidas aos indivíduos de raça branca.

Referência bibliográfica

Título: Pré-Universitário 11ª Classe Unidade 1 Autores:  Eduardo Geque, Manuel Biriate. Editor: Longman-Moçambique. Ano de lançamento: 2010.