A terra é um planeta ativo tendo em conta às atividades sísmicas e vulcânicas que resulta das tensões e da energia interna.

Com bases alguns estudos os cientistas elaboram modelos sobre a estrutura Interna da terra e procuram verificá-los. Por isso, recorrem aos métodos de estudos da geologia, tais como:

Métodos Diretos e Métodos indiretos

Métodos diretos: Permite o conhecimento direto da terra é este conhecimento está limitado a uma zona terrestre muito fina.

Exemplo:

OBSERVAÇÃO: E o estudo direto da superfície terrestre, contribui para O conhecimento da superfície terrestre.

VULCANISMO: As erupções vulcânicas emitem materiais oriundo de grandes profundidades. Os magmas experimentam alterações durante a sua subida na crosta terrestre, e o seu estudo permite concluir sobre as condições de temperatura que existem no interior da terra, assim como sobre a composição química.

SONDAGEM: Permite aos cientistas verificar os seus modelos sobre a estrutura Interna da terra, retirando da terra colunas de rochas referentes a milhões de anos, e que relatam a história do planeta.

EXPLORAÇÃO DE JAZIGOS MINERAIS: Realizada em minas e escavações, a exploração permite obter dados até profundidades maiores.

CONCLUSÃO: Em jeito de remate final, podemos concluir que, as informações que derivam dos métodos diretos apenas estão relacionadas com uma pequena espessura ou proporção do globo terrestre.