METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Método é a produção sistemática de dados eficientes e eficazes que nos levam a um objetivo final. É um conjunto de poucas regras certas e fáceis as quais progrediremos aos graus do conhecimento ou seja, tomar o falso do verdadeiro (René Descartes). Possui duas perspetivas: crítica (ajuda a evitar o erro) e positiva (ajuda a alcançar a verdade). Não se escolhe aleatoriamente; depende da situação problema. Técnica é a cada etapa, o fim como percorrer o caminho (método).

Investigação é toda actividade sistemática voltada para a “solução” do problema. É colocar problema aos problemas ingenuamente como resolvidos.

Ciência é o conjunto de teorias que resistem a falsidade. É o conjunto de teorias que devem ser sistemáticas e racionais.

Metodologia é uma ciência ou estudo dos métodos. É um conjunto de directrizes usadas numa investigação científica. É uma bússola que orienta ao pesquisador, as técnicas para a formação de hábitos de escrita, leitura e trabalhos científicos.

INICIAÇÃO DA VIDA UNIVERSITÁRIA

Na vida universitária há responsabilidade, autodisciplina, autonomia, evolução gradual, programação de aulas, determinar o que estudar, estudar no tempo mais motivado, muitas actividades praticas (ler), formar uma biblioteca especializada (filosofia), frequentar bibliotecas existentes nas praças, participar nas actividades extracurriculares, crescer lentamente mas de forma gradual. O professor é a causa eficiente auxiliar.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


É o conjunto padronizado de elementos que nos permitem identificar uma obra que serviria para elaborar um trabalho. Possui seis (6) elementos principais ordenados nomeadamente: autor, ano, título e subtítulo, edição, local e editora; e outros elementos secundários ou complementares: volume, tradutor, director, página, coordenador, série, ilustrador etc. (LAKATOS, Eva Maria. (1996). Metodologia. 3. ed., Maputo, escolar.) e servem para sustentar, fundamentar, garantir a cientificidade da nossa pesquisa.

ARRUMAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Regra básica: começando pelo apelido em letras maiúsculas e o outro nome com letras maiúsculas apenas nas primeiras letras separados por vírgula, ano separado por ponto, seguida do título (grifado ou itálico,) e subtítulo (com todas letras minúsculas excepto para sujeitos) separados por dois pontos; (um ponto que antecede a edição), nas referências bibliográficas coloca-se a partir da 2ª edição; no local não se coloca o nome do país mas da cidade seguida da editora.

Com dois autores: usa-se a sequência do livro, se calhar o primeiro tenha contribuído mais do que o segundo separados por (e) e depois completar seguindo a regra básica

DE LEUZE, Gilles e GATTIARI, Félix. (1992). O que é a filosofia. Lisboa, presença.

Com três autores: o critério se assemelha a da questão anterior; coloca-se todos autores e separado por ponto e virgula, complementar segundo a regra básica.

Com mais de três autores: coloca-se o nome to primeiro autor seguida da palavra latina at al e um ponto, que significa “ e outros” e depois seguir a regra básica

DE LEUZE, Gillesat at al. (1992). O que é a filosofia. Lisboa, presença.

Com obras diferentes: usa-se a ordem analfabética dos autores e seguir a regra básica.

Com vários autores: coloca-se as palavras latinas AA.VV no lugar de autor e significa autores vários e depois complementar segundo a regra básica

AA.VV. (1952). Enciclopédia. Coordenador internacional. Brasília, salarianas.

Sem nome: coloca-se a primeira apalavra do título separados com o título por reticências em maiúscula e depois complementar segundo a regra básica

CURSO… (2002). Curso de filosofia. São Paulo, paulus.

Com autor, tradutor e coordenador: coloca-se o autor, titulo, a sigla “trad.” (se for tradutor), “coord”. (se for coordenador) entre parenteses curvo seguida do nome do nome do tradutor ou coordenador e complementar segundo a regra básica

ü  ARISTOTELES. (1997). Ética a Nicómaco. Trad. Augusto Saraiva. 11.ed., Lisboa, Salamandra.

Com muitos tradutores: coloca-se a palavra “trad.”, nome do primeiro tradutor completar segundo a regra básica.

Com tradutor ou coordenador ou diretor mas sem autor: colocam a pena o tradutor parte-se do apelido do tradutor.

ü  MAVITE, Domingos (trad.). (2015). Introdução a filosofia. 3.ed., Chimoio, Indico.

Só com tradutor: coloca-se apenas o tradutor e complementar segundo a regra básica.

Com vários volumes (livros):

ü  ANTISERI, D e REALE, G. (1995). História da filosofia. Porto alegre, Curitiba. V3 (se estiver no terceiro volume) e 3v (se estiver com três volumes).

Com título e subtítulo: depois dos nomes do autor, coloca-se o título (itálico) e subtítulo (sem itálico e com todas letras minúsculas exceto os sujeitos) separados por dois pontos e complementar segundo a regra básica.

Com apelidos compostos: coloca-se, no apelido, os dois nomes (CASTELO BRANCO).

Com autor de uma instituição: segue-se a mesma ordem

ü  UEM. (2015). Regulamento pedagógico. 4.ed., Maputo, plural. “Apenas pode-se abreviar siglas mais conhecidas ou seja, que não coloca dúvidas ao leitor”.

Sem local: no lugar de local coloca-se entre parênteses recto [S.l] e significa sem local seguida do complemento da regra básica.

Sem editora: no lugar da editora coloca-se entre parênteses recto [s.n.] que significa sin enominé/sem editora. E seguir toda regra básica.

Sem local e editora: no lugar de local e editora coloca-se entre parênteses recto [S.l; s.n] e depois complementar segundo a regra básica.

Se não possível identificar a data anota-se numa data aproximada entre parênteses recto: data provável [2003?], data certa não indicada “ [1997];” data aproximada “[ca. 1995];” década certa [199-], década provável [199-?], século certo [19-], século provável [19-?]

Em meio electrónico (artigo cientifico): coloca-se o tema e disciplina separados por ponto e pôr o endereço que está disponível seguida da data, mês e ano separados por ponto respectivamente

ü  Ética. Filosofia. Disponível em http:www.revista filosófica.org.pt. acesso em 07. Abril. 2016).

Em artigos: autoria. Data. Titulo. Título do período. Local. Editora, número de volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. (seguir as pontuações apresentadas neste ponto)

ü  COSTA, S. (2014). O Salário em debate. Exame. Rio de Janeiro. Loyola, V.4. no6, p. 20-29, set.

Em entrevistas não publicadas:

ü  Autoria (entrevistado). (data). Ementa de entrevista. Local. “Seguir os sinais de pontuação referenciados acima”

FERREIRA, João. (2015). Entrevista concedida a RM. Maputo.

Em entrevistas publicadas:

ü  Autoria (entrevistado). (data). Título da entrevista. Referenciação do documento. Nota indicativa da entrevista.

MAZULA, Brasão. (ago. 2006). A educação de jovens e adultos.Revista renascer. Entrevista concedida a TVM.)

Na bíblia (citação): BIBLIA. Língua. (ano). Titulo. Tradução ou versão. Edição, local, editora. (seguir os sinais de pontuação apresentados neste ponto)

ü  BIBLIA. Portugues. (1968). Bíblia sagrada.Trad. João de Almeida. Brasília, sociedade Bíblica do Brasil.

CITAÇÃO


É a menção num trabalho de pesquisa científica, retirados de outras fontes. Tem a importância de garantir a cientificidade do trabalho. Cita quem concorda com a ideia do autor exceto as informações da internet, discursos orais, textos de apoio, brochuras etc., não podem ser citadas [na compreensão de Ngoenha, (2006; 61) a democracia moçambicana…] e depois deve-se colocar um comentário que sustenta a citação, e o trabalho deve ter muitos comentários e poucas citações.

Se forem dois autores [Damo, Marconi e Lakatos (2002; 45) …usando a ordem alfabética dos autores ‘Lakatos (2000a; 41)   Lakatos (2000b;62); sendo que o primeiro numero corresponde ao ano da publicação da obra consultada e o segundo corresponde a pagina.

Tipos de citação


Directa:é a transcrição fiel das ideias do autor. Pode ser: directa curta e directa longa.

Citação directa curta: se tiver até três linhas no trabalho colocados entre aspas e em itálico começando por apelido, ano e pagina devendo se comentar antes ou depois da citação “aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa”. (MAZULA, 2009: 36)

Citação directa longa: a partir de três linhas em diante, ou seja mais de três linhas no trabalho, sem aspas, nem itálico, com uma deslocação para a direita de três espaços, redução do tamanho de letra de 12 para 11, de 1.5 para direita.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.(MAZULA, 2009: 38)

Citação da citação: é citar ideias do autor citado a partir da obra do outro autor. Deve ser acompanhado das palavras latina apud que significa conforme, citado por, seguida do ano e da páginav(ARISTOTELESaapudABBAGNANO,d1995;62)aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa[…]aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Nos parênteses recto permite-se colocar suas ideias.

 

Citação indirecta: é parafrasear as ideias do autor. A citação indirecta possui mesmas regras com da citação directa longa

ü  Segundo Aristóteles (2015; 53) concebe a democracia

ABREVIATURAS E EXPRESSÕES LATINAS USADAS NAS CITAÇÕES

Apud- segundo, conforme, citado por;

cf- confere;

ibidem-mesma obra, mesmo autor;

idem- mesmo autor, obra diferente;

loc. Cit- no lugar citado;

passim- aqui e ali;

sic- assim mesmo;

Cit- obra citada;

Al- e outros;

AA.VV- autores vários.

Passim- muito repetido;

sic- assim citado.

 

REGRAS BÁSICAS DE CITAÇÕES

Ø  O texto, objecto de análise interpretativa devem ser citados numa extensão razoável.

Ø  A citação pressupõe que se partilha a ideia do autor citado.

Ø  De todas as citações devem ser claramente reconhecível a informação sobre a fonte.

Ø  Quando se estuda um autor estrangeiro, a citação deve aparecer na língua original seguida da tradução [(“aaaaaaaaaaaaaaaaaa” (aaaaaaaaaaa) (tradução)]. NB: não existe língua chinesa, chama-se mandarim.

Ø  Quando a citação não ultrapassa 3 linhas coloca-se aspas, latim.

Ø  Quando excede 3 linhas deve-se deslocar 3cm para a direita, redução do tamanho de letra de 12~11 e 1.5 ~1.

Ø  As citações devem ser fiéis. Na citação directa deve ser tal igual como vem na obra e as omissões de palavras devem aparecer entre parênteses recto.

Citar significa testemunhar um processo, razão pela qual, deve-se estar em condições de encontrar testemunhas e provar que são verdadeiras.