• Segundo Diogo Freitas do Amaral direitos humanos são:

    Question 10Answer

    a.
    Direitos positivados.


    b.
    Direitos individuais, conferidos por Deus ou pela Natureza, reconhecidos pela Razão, inerentes à condição da pessoa humana.


    c.
    Os direitos de que uma pessoa necessita para viver com certa dignidade humana.


    d.
    Direitos positivados reconhecidos pela Razão, inerentes à condição da pessoa humana.
    Segundo Diogo Freitas do Amaral direitos humanos são: Question 10Answer a. Direitos positivados. b. Direitos individuais, conferidos por Deus ou pela Natureza, reconhecidos pela Razão, inerentes à condição da pessoa humana. c. Os direitos de que uma pessoa necessita para viver com certa dignidade humana. d. Direitos positivados reconhecidos pela Razão, inerentes à condição da pessoa humana.
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  • A ordem social é constituída por uma rede complexa e mutável de regras provenientes de ordens normativas diversas: moral, religiosa, de trato social e jurídica. A ordem jurídica se manifesta através das normas jurídicas. Podemos definir as normas jurídicas como sendo:
    Question 1Answer

    a.
    O conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

    b.
    O conjunto das práticas cristalizadas pelos costumes e convenções histórico-sociais;

    c.
    O conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito e nas relações sociais cotidianas, não só com vizinhos e amigos, como também com instituições profissionais;

    d.
    O conjunto de regras de conduta social gerais, abstractas e imperativas, adoptadas e impostas de forma coercitiva pelo Estado, através de órgãos ou autoridades competentes;
    A ordem social é constituída por uma rede complexa e mutável de regras provenientes de ordens normativas diversas: moral, religiosa, de trato social e jurídica. A ordem jurídica se manifesta através das normas jurídicas. Podemos definir as normas jurídicas como sendo: Question 1Answer a. O conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. b. O conjunto das práticas cristalizadas pelos costumes e convenções histórico-sociais; c. O conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito e nas relações sociais cotidianas, não só com vizinhos e amigos, como também com instituições profissionais; d. O conjunto de regras de conduta social gerais, abstractas e imperativas, adoptadas e impostas de forma coercitiva pelo Estado, através de órgãos ou autoridades competentes;
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  • De acordo com a doutrina marxista, o Direito na sociedade capitalista é a vontade _______ transformada em lei.
    Question 2Answer

    a.
    Dos artesões;

    b.
    Do proletariado;

    c.
    Da burguesia;

    d.
    Do campesinato;
    De acordo com a doutrina marxista, o Direito na sociedade capitalista é a vontade _______ transformada em lei. Question 2Answer a. Dos artesões; b. Do proletariado; c. Da burguesia; d. Do campesinato;
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  • Em Moçambique, a lei suprema que regula a base económica do Estado, as formas de propriedade e o sistema de economia chama-se:
    Question 3Answer

    a.
    Código Civil.

    b.
    Código do Sistema Econômico Nacional;

    c.
    Constituição;

    d.
    Código Comercial;
    Em Moçambique, a lei suprema que regula a base económica do Estado, as formas de propriedade e o sistema de economia chama-se: Question 3Answer a. Código Civil. b. Código do Sistema Econômico Nacional; c. Constituição; d. Código Comercial;
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  • Na contemporaneidade, a ordem jurídico-política tem como base a noção de direitos naturais e invioláveis, entre os quais __________, como valor supremo da vida social.
    Question 7Answer

    a.
    A social;

    b.
    A liberdade individual;

    c.
    A liberdade popular;

    d.
    A liberdade colectiva;
    Na contemporaneidade, a ordem jurídico-política tem como base a noção de direitos naturais e invioláveis, entre os quais __________, como valor supremo da vida social. Question 7Answer a. A social; b. A liberdade individual; c. A liberdade popular; d. A liberdade colectiva;
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  • Foi na primeira metade do século XIX, que o pensamento jurídico, influenciado pela filosofia positivista de ________, experimentou uma reacção ao idealismo e às teorias do direito natural
    Question 9Answer

    a.
    Augusto Comte;

    b.
    Aristóteles.

    c.
    Immanuel Kant;

    d.
    David Hume;
    Foi na primeira metade do século XIX, que o pensamento jurídico, influenciado pela filosofia positivista de ________, experimentou uma reacção ao idealismo e às teorias do direito natural Question 9Answer a. Augusto Comte; b. Aristóteles. c. Immanuel Kant; d. David Hume;
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  • O Código Civil moçambicano foi influenciado pelo código civil alemão de que ano?.
    Question 10Answer

    a.
    2000.

    b.
    1700;

    c.
    1800;

    d.
    1900;
    O Código Civil moçambicano foi influenciado pelo código civil alemão de que ano?. Question 10Answer a. 2000. b. 1700; c. 1800; d. 1900;
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  • No século XVIII, as revoluções burguesas, armadas da teoria do Direito Natural, do Contrato Social e da Razão Universal, põem em causa os direitos históricos dos senhores feudais, surgindo a Constituição jurídica como freio que defende a pessoa contra:
    Question 11Answer

    a.
    o poder político;

    b.
    o poder económico;

    c.
    o poder relativo.

    d.
    o poder absoluto;
    No século XVIII, as revoluções burguesas, armadas da teoria do Direito Natural, do Contrato Social e da Razão Universal, põem em causa os direitos históricos dos senhores feudais, surgindo a Constituição jurídica como freio que defende a pessoa contra: Question 11Answer a. o poder político; b. o poder económico; c. o poder relativo. d. o poder absoluto;
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  • Na Grécia Antiga, encontramos um filósofo helênico que se dedicou ao estudo das constituições de mais de 100 cidades-estado, não propriamente com o propósito de fazer uma análise constitucional comparado mas sim uma análise da normatividade dos povos onde a Constituição constituía um dos fatores dessa normatividade. Esse filósofo responde pelo nome de:
    Question 12Answer

    a.
    Aristóteles;

    b.
    Bobbio.

    c.
    Cícero;

    d.
    Platão;
    Na Grécia Antiga, encontramos um filósofo helênico que se dedicou ao estudo das constituições de mais de 100 cidades-estado, não propriamente com o propósito de fazer uma análise constitucional comparado mas sim uma análise da normatividade dos povos onde a Constituição constituía um dos fatores dessa normatividade. Esse filósofo responde pelo nome de: Question 12Answer a. Aristóteles; b. Bobbio. c. Cícero; d. Platão;
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  • A limitação do poder pela Constituição consubstancia a sua função:
    Question 14Answer

    a.
    Função política;

    b.
    De estabelecimento da ordem fundamental do Estado;

    c.
    Da organização do poder político;

    d.
    De garantia dos direitos e liberdades.
    A limitação do poder pela Constituição consubstancia a sua função: Question 14Answer a. Função política; b. De estabelecimento da ordem fundamental do Estado; c. Da organização do poder político; d. De garantia dos direitos e liberdades.
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