Vida e Obras de Isaquel Ângelo Airone
Isaquel Ângelo Airone é um académico, filósofo e pesquisador moçambicano. Licenciado em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane. É teísta, amante e admirador das ciências. Nasceu em Chemba, no distrito de Chemba, província de Sofala, no dia 19 de Setembro de 2001. Vem de uma família humilde, cristã e não opulenta. Quando criança, seus pais, Ângelo Airone e Isabel Américo Chincango, mudaram-se para o distrito de Nhamatanda, da mesma província, onde em 2008 frequentou a sua primeira classe, na Escola Primária Completa Mucheu Bebedo, na localidade de Mutondo.
Em 2010 seus pais mudaram-se para a localidade de Metuchira, do mesmo distrito. Foi nessa localidade que Isaquel concluiu seus estudos primários e secundários na Escola Primária Completa 12 de Outubro e Escola Secundária Geral de Metuchira, respectivamente. Percebendo que a família é desprovida de recursos para sustentar a continuação dos estudos pós-secundários, ao longo do ensino secundário, Isaquel e o irmão, Josérrote Ângelo Airone, o qual foi companheiro desde a infância, buscaram caminhos para ingressar no ensino superior. Nos últimos dois anos do ensino secundário, Isaquel desenvolveu paixão pela Filosofia, dada a influência e inspiração do seu professor, Renório Charles.
Foi com ajuda do seu professor de Filosofia, da directora da Escola, Jultide Nhabanga, e doutros professores com os quais desenvolveu confiança e influências sociais e académicas, que Isaquel, juntamente com o irmão conseguiram concorrer e admitidos ao ensino superior, especificamente, à Universidade Eduardo Mondlane, em 2020, na qual foram concedidos bolsas de estudos.
Em 2024 concluiu o nível de graduação. Ao longo da formação desenvolveu interesse em pesquisas relacionadas com a Filosofia social, Filosofia da complexidade, Epistemologia, Filosofia e epistemologia africanas. Sendo admirador das ciências, a leitura da História da ciência o fascinou, e não se deixou influenciar pelos percursos dos grandes pensadores representantes na história da humanidade, desde antiguidade até à contemporaneidade.
Homem encantado pela Ciência, o seu maior entusiamo recai sobre a Epistemologia, foi por esse motivo que escreveu e defendeu a sua monografia em Paul Feyerabend, sobre o anarquismo epistemológico enquanto alternativa para afirmação do pluralismo epistemológico. Esta escritura encontra-se disponível na internet, disponibilizada pelo repositório da Universidade Eduardo Mondlane. Inclusive, outros pequenos escritos encontram-se publicados em diferentes sites da internet. O seu percurso académico o fez se ocupar pela pesquisa. Actual membro da Filoschool, professor e pesquisador.
- Freelancer FiloSchool Membro
- Filoschool na Maputo
- Estudou Airone na Universidade Eduardo MondlaneClass of Filosofia
- Male
- Solteiro
- 19/09/2001
- Seguido por 2 pessoas
Amigos 12
Atualizações Recentes
Mais Stories