Cada arte, cada pesquisa, como ainda cada escolha e cada a a acção, são feitas com vista a um "FIM" que nos parece bom e desejável: o fim e o bem coincidem.

Os fins das actividades humanas são múltiplos e alguns deles são desejados em vista apenas "fins superiores", por exemplo: desejamos a saúde, a riqueza , a satisfação e o prazer que podem proporcionar. Mas deve haver um "FIM SUPREMO" , um fim que é desejado por"si proppró", e não há enquanto condição ou meio de um fim ulterior. Se os outros fins são bens, este fim será o "bem supremo", aquele de que dependem todos os outros. 

Não há dúvida, segundo Aristóteles, de que este fim seja a "felicidade". A procura e a determinação desse fim é o objevob primário e fundamental da "ciência política", porque só relativamente a ele se pode prescrever  aquilo que os homens, na sua vida social e como seres individuais, deverão fazer ou apreender. Mas para o homem em que consiste a felicidade?

Evidentemente, só se pode responder a esta pergunta se se determinar qual é a tarefa própria do homem . Cada qual é feliz enquanto realiza bem a sua tarefa: o músico usando toca bem, etc. 

Assim, o homem só  será feliz se viver de acordo com a razão ; e está vida é a "virtude". O estudo da felicidade transformá-lo também numa pesquisa da virtude. 

A virtude moral consiste na disposição de escolher o "justo meio" adequado à nossa natureza, qual é determinado pela razão e qual poderá ser determinado pelos sábios. O justo meio exclui os dois extremos viciosos que peçam um por execesso , o outro por defeito. 

A principal entre as virtudes éticas é a justiça, à qual Aristóteles dedica um livro inteiro da "Etica". O homem que respeita todas as leis é virtuoso, esta é a justiça de modo geral. De modo específico, a  justiça é então distributiva (distribuição das honras ou do dinheiro aqueles que pertencem a mesma comunidade, através do mérito) ou comutativa (ocupa-se dos contratos voluntários e involuntários. É uma justiça correctiva , procura equilibrar as vantagens e as desvantagens entre os dois contratantes.)