Introdução
Stephen Hawking foi um cientista inglês. Era um cosmologista, ou seja, alguém que estudava o Universo. Hawking ficou conhecido por seu trabalho sobre buracos negros. Também escreveu diversos livros que viraram best-sellers, dentre eles Uma breve história do tempo (1988).
Como cosmologista, Hawking estudou as leis básicas que regem o Universo. Uma de suas teorias afirma que míni buracos negros se formaram após o Big Bang. Esses míni buracos negros contêm 1 bilhão de toneladas de massa, mas ocupam menos espaço que um átomo. O trabalho de Hawking inspirou outros cientistas a investigar as propriedades dos buracos negros.
Teorias
Stephen Hawking produziu algumas teorias fundamentais da física moderna.
1) Determinou que o Universo começou como uma singularidade
2) Aplicou a segunda lei da termodinâmica aos buracos negros
3) Criou a hipótese de que buracos negros podem se extinguir
4) Teorizou como o Universo se expandiu e as galáxias se formaram
5) Pensou no que havia antes do Big Bang
6) Propôs uma teoria para tudo
Confira mais nos anexos Biográficos.
Livros
Em 1988, Stephen publicou “Uma Breve História do Tempo”, livro que fala sobre a origem do universo, com ilustrações criativas e texto bem humorado.
Escrito em linguagem simples, para leigos, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. O livro fez o maior sucesso e foi traduzido para mais de 30 idiomas.
Em 1995, o casal se divorcia e Hawking vai morar em outro apartamento, com uma de suas enfermeiras, Elaine Mason, com quem se casou. Em 2007, separou-se de Elaine, que foi acusada de maus tratos e agressão.
Outras Obras
Stephen Hawking escreveu diversas obras, entre elas, “Buracos Negros, Universos Bebês e outros ensaios” (1993), “O Universo Numa Casca de Noz” (2001), “A Teoria de Tudo: A Origem” (2002), “O Grande Projeto” (2010), e o livro de memórias, “Minha Breve História” (2013).
Prêmios
Stephen Hawking recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Especial de Física Fundamental, de 3 milhões de dólares. Ele foi laureado pela descoberta da radiação dos buracos negros, por sua contribuição à física quântica e seus estudos sobre a origem do universo.