Eu nunca sentei no Chapa

MÁXIMO RESPEITO.

Quem já subiu num transporte público sem encontrar uma pessoa mais velha em relação a ela mesma?

Escrevo isso, enquanto é apenas o começo deste ofício descartado por quase todos cujo eu com eles me deparei.

Tudo começou na igreja, o que possa dar o nome de “escola dominical” (mas não tenho a certeza se podia se designar assim. – uma vez que o nome acho que era Zulu ou inglês, provinha da África do sul.). Lá fui ensinado algumas moralidade e éticas. Uma delas é este o qual me faz escrever esse escrito. Fui ensinado que se eu estiver no chapa; tenho que ceder lugar aos mais velho… no início foi um prestígio cumprir. “Só no início mesmo”.

Foi uma bela aurora! Após esse preâmbulo. Eu me achei cansado e incapaz de exercer tal acto de RESPEITO. Entretanto, passei a não mais arriscar deixar o assento no chapa para ceder ao mais velho, mas forte, Enérgico para ficar de pé até seu apogeu. (Bem que eu também tinha essas capacidades, o que fez pensar que: se ele tem a capacidade de ficar de pé até como eu; somos iguais nesse caso, então por quê o ceder espaço? – fui tolo, pois a ideia era ceder por serem mais velho, não essas concepções que criei.).

E isso mais logo foi retificado por meu líder, quando voltávamos de um culto especial que tinham nos convidado. Acontece que: - ao voltar, subimos um bus como este no qual estou. Era uma espécie de machibombo nas estradas de Maputo entre 2018 até agora em 2021. Nesse autocarro havia muitos vovós, terceira idade, ou melhor dizer, pessoas mais velhas que eu/nós. Como sempre me acontece.

Agora é a hora mas constrangedora de todos. Quando alguém levanta de um assento, a cadeira fica vazia… Lá, estava eu e meu líder, que é mais velho em relação a mim. E um outro senhor mais velho que meu líder. “- Com toda franqueza, a minha ideia era ceder espaço para o líder ou para outrem por causa do líder.”

Então eu cedi espaço para o líder, o líder cedeu espaço àquele tio, já que era mais velho. Acontece que, aquele tio faz o mesmo para meu líder. Na verdade; ””Aquele senhor afirmava que estava pra descer do veículo. Cogitando eu.! Acho que aquele sr disse isso por causa de um constrangimento que ali houve, quando ele levantou do assento para ceder uma outra pessoas que não era meu líder(…). Enfim assim foi, meu boss ganhou o assento.

Mas, simultaneamente, entra umas pessoas da terceira idade e uma menina com bebê no colo. Aí começa a bagunça…!

Ceder para vovós ou para quem trás bebê???

Líder respondeu com firmeza e ponderosa. – As meninas dotaram o hábito de segurar bebés nos chapas para terem assento.

Entretanto, infelizmente não cedeu.

Mas como eu vinha caturrando: Quem já subiu um transporte público sem encontrar alguém mais velho que ela mesma?

De facto é muito vasqueiro ou você está na terceira idade.

E foi assim que ele perdeu o assento. Teve que ceder a uma vovó.

Olha lá, meu líder, mesmo sendo um jovem de idade, seguindo esse ditado, é difícil ter assento. Imagina agora eu, indivíduo de pouca idade? Mas é isso que pretendo fazer todo esse ano, voltarei a escrever os resultados disso.

Quem vem comigo? Quem está disposto a ceder aos mais velhos?

Jorge J. Mondlane Júnior