Por: Daniel Ngovene

A quem vamos atribuir a culpa pela morte do salvador?

 
Tudo o que aconteceu com o salvador não foi novidade para os homens, porque os profetas já tinham profetizado tudo no antigo testamento, e de facto aconteceu e surge uma questão, a quem foi o responsável pela morte do salvador? Deus ou os homens? E para responder está pergunta tem duas hipóteses.
 
A primeira hipótese  sustenta que Deus enviou o seu filho para terra com o objectivo de salvar os homens do pecado cometido pelos primeiros homens “Adão e Evã”. Ora,  tudo o que aconteceu com o salvador podemos concluir que era o destino dele aqui na terra, e não tinha como escapar porque se observamos ele era dotado de poderes sobrenaturais “Deus” podia ter desviado todo aquele sofrimento, mas não o fez por amor aos homens. Segundo Nietzsche o credor prefere morrer para pagar a dívida do devedor, e pedro e joão disseram mestre porque não manda fogo para matar todos os que quer fazer-te sofrer.
 
A Segunda hipótese sustenta que Deus tendo enviado o seu filho para terra vendo que sem ajuda dos homens não tinham como realizar os seus planos e preferiu usar os homens para alcançar os seus objectivos “o advento de Deus cristão, o deus máximo até alcançado, trouxe também ao mundo o máximo do sentimento de culpa” (Nietzsche). Ora, podemos concluir dizendo que houve brigas entre deuses e decidiram se separar um ficando no céu e outro na terra, porém, quando este veio aqui na terra não sabia qual era o objectivo do pai, vendo ele que o outro Deus já estava ganhar a fama na terra decidiu mata-lo e depois atribui a culpa os homens. Portanto, nós não somos culpados pela morte do salvador, contudo, Deus é culpado pela morte do salvador.