Critérios param a formulação do problema.


Ao formular o problema deve- se ter em conta aspectos como, clareza e precisão, a susceptibilidade da resolução do mesmo e a delimitação de uma dimensão viável. Mais do que expor o problema temos a obrigação de arranjar mecanismos, que consistam em responder de maneira clara, lógica e sobre tudo coerente a preocupação que nos é apresentada a quando da formulação do problema, devemos transformar o tema em uma pergunta. Por isso, o melhor caminho para a redacção da problemática no corpo do texto do projecto é utilizar uma frase interrogativa ou em forma de afirmação.

Rudio citado por Marconi e Lakatos (2007:111), formular um problema consiste em dizer de maneira explícita, clara, compreensível e operacional qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando as suas características. Desta forma o objectivo da formulação do problema de pesquisa é torna-lo individualizado, específico, inconfundível.

Exemplo da formulação do problema:

Tema: plurietnicidade moçambicana e o desafio da unidade nacional.

Problema: até que ponto as diferenças étnicas constituem influenciam na construção da unidade nacional?
Relevância do problema

Um problema só é relevante na em que medida que conduz a obtenção de novos conhecimentos, para se assegurar disso o pesquisador necessita fazer um levantamento bibliográfico da área, entrando em contacto com as pesquisas realizadas, verificando quais os que foram adequadamente e quais os que vêm recebendo respostas contraditórias.

A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução, a relevância prática da resolução do problema é notada na medida em que trouxer benefícios a sociedade e a comunidade pesquisadora. São diversos motivos que podem fazer com que se formule um problema os mais relevantes são de ordem intelectual e prática, o interesse pela escolha vai depender de determinados factores como seus valores sociais, condições económicas e incentivos sociais, nesse caso importa referir que a resolução de um determinado problema só é pertinente quando beneficia uma sociedade no seu todo, problemas individuais não são de carácter relevante.

Na visão de Prodanov e Freitas (2013:121), o problema sinaliza o foco que será dado à pesquisa. Geralmente devemos considerar na escolha desse foco: a relevância do problema: o problema será relevante, em termos científicos, quando propiciar conhecimentos novos à área de estudo e, em termos práticos, a relevância refere-se aos benefícios que sua solução trará para a humanidade, o país, a área de conhecimento a oportunidade de pesquisa: escolhemos determinado problema considerando a possibilidade de obter prestígio pessoal, profissional, intelectual ou financiamento.
Importância do problema e relação com os elementos de pesquisa

Problematizar a pesquisa permite colocar de forma clara e objectiva a inquietação do pesquisador em relação a uma determinada área de estudo ou seja através do problema se esclarece os limites precisos da dúvida que se pretende responder com a pesquisa. A delimitação do problema esclarece os limites precisos da dúvida que o investigador tem dentro do tema escolhido, o problema constitui o eixo central da pesquisa científica pois o pesquisador procura respostas ao mesmo, é nesta fase onde se verifica a cientificidade ou não de um determinado tema, as diversas inquietações colocadas pelos pesquisadores permitem com que através de investigações a ciência progrida.

De modo particular no campo filosófico a problematização permite com que se assuma a postura critica em relação a um determinado assunto inerente a sociedade ou ao homem é dentro do problema que encontra-se a sintetização do pensamento do autor. No que concerne a relação com os outros elementos de pesquisa o problema exerce uma interdependência com os mesmos, isto porque a pesquisa cientifica se realiza através das de etapas que estão correlacionadas.

CONCLUSÃO


A problematização é o coração da pesquisa, o fio condutor pelo qual o pesquisador desenvolvera a sua pesquisa, fazendo uma reflexão que consistira na elaboração do problema. O problema deve aparecer quase sempre como uma pergunta fundamental a qual a investigação procurara responder. Mas pode ser também um conjunto de inquietações capazes de dar densidade e originalidade ao tema abordado. Pode se entender o problema como mola propulsora de todo trabalho de pesquisa. E esta questão deve ser respondida através de hipóteses, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa.

A problematização nos orienta a elaborar o problema de forma clara e objectiva com o qual nos defrontamos e queremos resolver, investigar e discutir ao longo da pesquisa. Não deve-se importar só em expor o problema, tem que preocupar-se também em arranjar mecanismos viáveis para a resolução do mesmo.

baixar o trabalho

Bibliografia


FREITAS, Cesar Ernani; PRODANOV Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho académico.2.ed. Hamburgo rio grande do sul. 2013.

GIL, António. Como elaborar um projecto de Pesquisa. 3. ed. , São Paulo, Atlas,1991.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica.6.ed. São Paulo, Atlas, 2007.