Matéria da 8ª classe
AULA Nº 2
CONTINUAÇÃO (os cinco grandes reinos).

REINO FUNGI

Reino Fungi incluem-se os fungos, organismos heterotróficos, multicelulares ou unicelulares, que já foram considerados plantas primitivas. Uma das diferenças entre esses dois grupos está no fato de que as plantas possuem clorofila, uma característica ausente nos fungos.
Os fungos são organismos heterotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou multicelulares. A grande maioria das espécies é filamentosa, sendo esses filamentos denominados de hifas. Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio. O micélio pode ser observado em cogumelos, por exemplo.

REINO PLANTAE


O Reino Plantae ou Reino Vegetal é o grupo em que estão todas as plantas. Plantas são organismos eucariontes e multicelulares e, geralmente, fotossintetizantes. Apesar de muitas pessoas acreditarem que todas as plantas possuem a capacidade de realizar fotossíntese, isso não é verdade, uma vez que podemos encontrar plantas parasitas.

Na maioria das plantas, observamos a presença de três órgãos vegetais básicos: raiz, caule e folha. As plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As flores e frutos são exclusividade das plantas conhecidas como angiospermas.

REINO ANIMMALIA


Reino Animmalia, como o nome sugere, abriga os animais: seres eucariontes, multicelulares e de nutrição heterotrófica, ou seja, que se alimentam por ingestão. No sistema de cinco reinos, esse taxa é o mais representativo.

Os animais variam muito, em termos de tamanho, formas, cores e habitats. Muitos apresentam simetria bilateral, que ajuda no equilíbrio e na locomoção – esta última é uma característica encontrada na maioria deles. Além disso, o organismo de muitos já se apresenta organizado em sistemas. O sistema nervoso e os órgãos sensoriais, por exemplo, auxiliam bastante os animais na tarefa de se relacionarem com o ambiente em que vivem, facilitando a captura de alimentos, proteção a predadores, dentre outros comportamentos. Quanto à reprodução, a forma mais comum é a sexuada, e há aqueles que se reproduzem tanto assexuadamente quanto sexuadamente.

DIFERENÇA ENTRE HOMEM E OUTROS MAMÍFEROS

É muito comum que as pessoas fiquem surpresas e até mesmo irritadas quando falamos que o homem é um animal. Entretanto, somos parte desse reino, assim como as águas-vivas, baratas, piolhos, cachorros, entre outros, e devemos aceitar tal facto.
O homem é racional, pensa mais do que os outros animais mamíferos, apresentam alguns órgãos a mais e a menos, é mais inteligente, e apresenta diversas características que fazem com que eles sejam mais complexos do que os outros animais mamíferos.

SEMELHANÇAS ENTRE HOMEM E OUTROS MAMÍFEROS

A classe dos mamíferos é considerada a classe mais desenvolvida do reino animal. Além dos humanos mais de 5 mil espécies são mamíferos. Espécies de tal classe possuem um antepassado em comum, mas cada um seguiu uma linha evolutiva própria.

Três semelhanças que os humanos possuem com os demais mamíferos que podem ser citadas são:

- glândulas mamárias: característica que dá nome à classe. Humanos e demais mamíferos possuem glândulas mamárias para alimentar e nutrir seus filhotes.

- nascimento antes do desenvolvimento completo: os humanos e os mamíferos nascem antes de estarem totalmente desenvolvidos, dada a complexidade do seu organismo. O desenvolvimento completo ocorre após o nascimento.

- relacionamento intrauterino: a maioria parte dos mamíferos e os humanos se desenvolvem no útero da mãe.