Arte medieval
A arte medieval e aquela que foi produzida durante o período da idade Media (século v ao xv). 
Esta associada a religiosidade, uma vez nesse período a igreja tinha grande poder e a influência na vida das pessoas. Assim, o terrorismo (Deus como centro do mundo) foi a principal característica da cultura medieval. Teve o seu início na queda do império romano do Ocidente, em 476 e o seu fim foi marcado com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.
Dois estilos foram predominantes nesse período:
  • O Estilo Românico
  • O Estilo Gótico 
Quando foi a arte medieval
A idade média teve início com a queda do império romano do Ocidente 467… foi neste contexto que a arte medieval se desenvolveu em diversos campos, como a Arquitectura, Pintura, Música e Escultura em Literatura. Dois estilos foram predominantes neste período o estilo Românico e o estilo Gótico.  
 
Características da arte medieval
As construções em estilo Românico se desenvolveram nos séculos X, XI e XII. Suas principais característicasforam arcos redondos, paredes baixas e grossas, grandes colunas, janelas pequenas e interior pouco iluminado.
 
Como era feita a arte medieval
A arte medieval também era essencialmente religiosa, no campo das artes, destaca-se a arquitectura, com a construção de templos, igrejas, mosteiros e palácios. Na arquitectura da idade media, predominaram dois estilos: o românico e o gótico.
 
O que e uma pintura medieval?
  • A pintura medieval refere-se a maior parte da arte produzida na Europa durante um período de cerca de 1000 anos; 
  • Começou com a queda do império romano no século V a.co começo de renascimento no século XIV. Assim, a pintura medieval reflectia esta atitude e era a fonte principal dos seus temas.
Arte mediável românica
A arte medieval românica recebe esse nome uma vez que esta associada a cultura romana. O estilo românico foi desenvolvido durante o período denominado de Alta Idade Media (entre os séculos X e XI)
 
Arquitectura dos Românicos
Na arquitectura, temos os castelos, igrejas e mosteiros que revelam o estilo mais ‘’pesado’’ com poucas janelas e nesses locais a entrada de luz era escassa.
As paredes das construções eram grossas as quais revelam o principal intuito de defesa. Nesse período prevaleceu as abobadas e os arcos de volta perfeitos. As plantas arquito nicas eram construídas em forma de cruz e horizontalidade da construção era evidente.
Na pintura escultura, os temas estevão essencialmente voltados para a religião. Essas manifestações artísticas eram encontradas nas igrejas e nos castelos, com intuito de abandonar, bem como instruir as pessoas sobre os temas de religiosidade 
 
Pintura do românico
A pinturamedieval românica não teve um desenvolvimento súbito e revolucionário, tal como aconteceu na arquitectura românica. Ela seguiu da tradição pictural, sobretudo nas iluminaras de manuscritos (como o do Evangelizaria do Corbie) e praticou-se, sobretudo, em duas modalidades:
  • Pintura de grandes dimensões, utilizada na decoração de interiores, principalmente nas igrejas;
  • Pequena pintura, para ornamento e ilustração em livros: iluminuras.
A arte românica existiu em duas formas:
  • Frescos (ou afresco)
  • Mosaicos
 
A diversidade formal e técnica da pintura do românico e identificado por:
  • A prevalência do desenho;
  • As posições demasiados desarticuladas;
  • As cores aplicadas a cheio, ou seja, planas e sem sombreados ou outros efeitos;
Alguns exemplos marcantes da pintura do românico são:
  • A Tapeçaria de Bayeux
  • A carmina Burana
  • O Evangeliãrio do Abade Wedricus
Arte medieval gotica
 
A arte medieval Gótica é posterior a arte medieval românica, e fora desenvolvida no período denominado de Baixa idade Media (século x ao xv).
Na arquitectura do Gótica, a arte gótica revelou maior leveza e abertura. Ou seja, notamos que na arte medieval gótica, as construções não possuíam paredes tão grossas. Além disso, as entradas (seja das igrejas) já incluíam mas abertura desde janelas e portas.
Devemos lembrar que as janelas da arte medieval românica eram muito estreitas, enquanto na arte medieval gótica as janelas já são maiores e em maior número, permitindo assim, a entrada de luz. Nesse período prevaleceu os arcos de volta-quebradas e as ogivas.
Ainda na arquitectura arte medieval gótica utilizou os vitrais para entrada da luz. A maioria deles com temas religiosos.
A pintura medieval gótica, apareceu quase 50 anos depois do início da arquitectura e escultura góticas. A transição do românico para gótico e bastante imprecisa e na há quebra definida, mas pode-se perceber o inicio de um estilo mais sombrio e emotivo que o do período anterior.
A característica mais evudente da pintura medieval gótica e um naturalismo cada vez maior. Essa qualidade, que surge pela primeira vez na obra dos artistas italianos de fins do século XII, marcou o estilo dominante na pintura europeia até o término do século X
 
Escultura do gonico
A escultura medieval Gótica, apresenta a segunda grande escola internacional de escultura europeia a florescer na idade média, entre aproximadamente meados do século XII e do século XVI. Esta arte foi vista como disforme e rude, sendo-lhe dado o nome de gótica, já que se acreditou que era fruto da cultura dos godos, povos tidos como barbados e supostos responsáveis pelo desaparecimento do império Romano.
Na escultura medieval Gótica, a principal iconografia era concebida como uma preparação espiritual para o culto que ia acontecer no interior dos templos.