Em Abril de 1919, as potências da Entente Concluíram o Pacto da Sociedade das Nações, sendo o texto da sua criação baseado no Tratado de Versalhes.

Este organismo tinha em vista a manutenção da paz e a independência política dos Estados, a redução dos armamentos de vencidos e vencedores, a protecção das minoria nacionais e das populações indígenas e a cooperação social, cultural e financeira entre as nações. Foi também instituído, sob a sua alçada, o Tribunal Internacional de Haia, que tinha como missão a arbitragem dos conflitos internacionais.

Apesar de nela estarem representados a major parte dos intervenientes da Primeira Guerra Mundial, a Sociedade das Nações não conseguiu cumprir Os seus objectivos: a Inglaterra e a Franca estavam em constante divergência quanto ao cumprimento integral pela Alemanha do Tratado de Versalhes; a ausência dos EUA, em virtude do Senado norte-americano não ter Concordado com os pressupostos de Versalhes, determinava a gritante falta de recursos financeiros de que a SDN se ressentiu; além disso, a SDN não possuía uma força militar que pudesse intervir a favor da paz internacional e, assim, arbitrar os conflitos.