Segundo o método de observação
Anatomia Microscópica (Histologia): Necessita para o seu estudo a utilização de um aparelho que aumente as dimensões das estruturas parauma melhor observação (microscópio).
Anatomia Macroscópica: Não necessita para o seu estudo o uso de aparelhos especiais. As estruturas são observadas a olho nu.
Segundo métodos de estudo
a) Anatomia sistemática ou descritiva: o corpo é visto como constituído de sistema de órgãos ou aparelhos que são semelhantes em origem e estrutura e estão associados na realização de certas funções. As divisões da anatomia sistemática são:
Osteologia: descrição do esqueleto (ossos e cartilagem).
Sindesmologia: descrição das articulações
Miologia: descrição dos músculos e estruturas acessórias.
Esplancnologia: descrição das vísceras (incluindo os aparelhos digestivo, respiratório e urogenital, o peritônio e as glândulas endócrinas);
Angiologia: descrição dos órgãos da circulação (coração, artérias, veias, vasos linfáticos e baço);
Neurologia: descrição do sistema nervoso;
Órgãos do sentido: permitem a interacção com o meio ambiente.
Tegumento comum: estudo da pele.
b) Anatomia topográfica ou regional: conhecimento preciso das formas e posições relativas de várias partes do corpo.
c) Anatomia aplicada: considerações de anatomia cirúrgica ou radiológica, por exemplo.
Embora pareça fácil para o iniciante, o conhecimento anatômico, o estudante deve estar sempre atento para prender as relações das várias partes, para com cada uma e coma superfície do corpo, porque o propósito final de seu estudo é visualizá-los em um animal vivo. O termo anatomia topográfica designa os métodos pelos quais as posições relativas das várias partes do corpo são rigorosamente determinadas. Pressupõe-se um conhecimento bem sedimentado de anatomia sistemática.