A adolescência é uma fase pontuada de mudanças18, podendo ser bastante conturbada, devido a formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus.

As transformações psicológicas acontecem de forma paralela às alterações no corpo e nesse período de transição tem-se a necessidade de criar uma nova relação com os pais e com o mundo.

Riscos de uma gravidez precoce

Quanto ao risco, a gravidez na adolescência é um problema de Saúde Pública, pois as adolescentes têm maior probabilidade de desenvolver síndromes hipertensivas, partos prematuros, anemia, pré-eclâmpsia, desproporção feto-pélvica, restrição do crescimento fetal, além de problemas consequentes de abortos provocados e/ou pela falta assistência adequada.

Nas jovens de 15 a 19 anos em Moçambique, a probabilidade de mortes relacionadas à gravidez ou parto é duas vezes maior do que nas mulheres de 20 anos ou mais; entre as jovens menores de 15 anos, esse risco é aumentado em 5 vezes23.

A adolescência é uma faixa etária de alto risco para a transmissão de DST.

Fatores associados a gravidezes precoces

  • Com relação aos factores, é possível descrever três factores associados3.
  • Concepção de que a gravidez na adolescência é resultante da falta de informação sobre métodos contraceptivos;
  • A relação entre contracepção e iniciação sexual (onde quanto mais precoce a iniciação sexual, menores seriam as chances de uso de métodos contraceptivos);
  • Correlação entre escolaridade e contracepção;
  • Situação económica baixa,
  • Além disso, existe ainda o impacto que se vislumbra pelo abandono escolar, maior número de filhos, desemprego e menor probabilidade de conseguir bons salários21,22,33.

Consequências da gravidez precoce

As principais consequências da gravidez precoce são: a impossibilidade de completar a função da adolescência;

Os conflitos familiares; o adiamento ou comprometimento dos projectos dos estudos; impossibilidade de estabelecer uma família com plena autonomia, autogestão e projecto de futuro; e dependência financeira absoluta da família.