Criptógama é o termo taxionomicamente obsoleto, utilizado para referir se as plantas que não produzem sementes, flores ou frutos e que se reproduzem por meio de esporos.

Dentre as plantas criptógamas ncontram se os filos bryophita, hepatophita, anthocerophita,pteriodophita e lycopodiophyta, os quais incluem os organismos conhecidos pelos nomes comuns de pteriodofitos e briófitos.

Subgrupos das criptógamas

Briófitas

São plantas plucelulares, autotrofas, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30cm. Vivem em ambientes húmidos e sombreados, não possuem sistema de  vasos condutores.

Os nutrientes são transportados de célula a célula por todo o vegetal, razão pela qual não existem briófitas muito grandes.

Os musgos e as hepáticas são os principais reprodutores das briófitas, não  possuem raízes e nem células verdadeiras, fixam se ao solo por meio de filamento chamados rizoides, que absorvem a água e os minerais de que os vegetais necessita.

As plantas ocorrem preferencialmente em ambientes húmidos e que não recebem a luz directa do sol.

Pteridófitas

São traqueófitas, o que as diferencia das algas e dos musgos, a água das raízes e transportada para as folhas por meio de condutores constituídos por células modificadas. Possuem vasos condutores.

Seu caule é geralmente subterrâneo e é denominado rizoma. A maioria das pteridófitas são terrestres e habitam de preferência , lugares húmidos e sombrios. Podem ser epífitas, ou seja , plantas que vivem sobre outras sem trazer prejuízo.

A semembaia e a avenca são exemplos desses grupos de vegetais.

Importância das criptógamas

Briófitas

Ajudam na conservação das encostas, pois absorvem bastante quantidade de humidade, criando um deposito de água,  que funciona como combustível, ajudando na qualidade do solo quando estiver seco.

Pteridófitas

Elas possuem uma substância que é extraída do rizoma para ser utilizada no combate a teníase, são usados como plantas ornamentais, deixando os ambientes mais agradáveis.

Características das criptógamas

Não tem órgãos sexuais aparentes

Não apresentam flores e nem as sementes

Possuem as estruturas produtivas de gametas pouco evidentes.