Nos finais da primeira guerra mundial e princípios da segunda, viveu-se em todo mundo um período de agitação provocada pela crise económica. Esta crise levou alguns países a adoptarem regimes ditatoriais tais como o nazismo na Alemanha, fascismo na Itália e corporativismo ou salazarismo em Portugal.

Por outro lado, a ambição imperialista da Alemanha e da Itália, levou estes países a entrarem em conflito com outras regiões. A Sociedade do Nações (SDN) criada com o tratado de Versalhes para evitar novos conflitos revelou-se incapaz de evitar não só conflitos, mais também a ocupação de territórios.

A partir de 1935, Hitler fez o rearmamento do exército Alemão contraindo os pressupostos do Tratado de Versalhes. Em 1936, Alemanha celebrou aliança com Itália e Japão surgindo a designação do eixo para identificar as três potências do eixo (Roma-Berlim-Toquio). Apesar desta agressão, foi celebrado um pacto de não-agressão entre Alemanha, Inglaterra e Franca que garantia que nenhum desses países envolvera-se em conflito com os outros.

Este tratado, não foi comprido, a Rússia tendo uma possível invasão pela Alemanha também assinou com este um pacto de não-agressão que previa no futuro a partilha de territórios da Polónia e dos países líticos entre Alemanha e Rússia.

Causas da segunda guerra mundial

São várias as causas que fizeram eclodir a segunda guerra mundial destacando-se as seguintes:

Causas político-económicas

Os EUA tornaram-se numa potência mundial que defendia uma ideologia burguesa, capitalista e liberal. Do lado oposto, estava a Rússia, onde o proletariado estava em expansão defendendo uma politica socialista. A crise de 1929, começou nos EUA e alastrou-se pelo mundo inteiro interrompendo o processo da reconstrução da Europa pós-guerra.

As medidas de combater a crise nos países europeus, tiveram lugar de forma natural e constitucional, mantendo-se os regimes democráticos na Inglaterra, França e outros países. Nos outros piseis politicamente instáveis com oposições mais combatíveis, o poder foi tomado por grupos fortemente armados e determinados.

Estes grupos opunham-se a política instalada e implantaram regimes do tipo totalitários ou liberais daí que nasceu uma ‟partidarização” do mundo em dois blocos antagónicos: de um lado os regimes democráticos/liberais e do outro os regimes autoritários e ditatoriais. Essa divisão teve a sua expressão nos dois lados que se defrontaram na guerra: de um lado os aliados que representavam na sua maioria, os países democráticos e do outro, as potencias do eixo que integravam os regimes autoritários e ditatoriais.

Causas político-militares

O fim da primeira guerra mundial, foi ponto de partida para o eclodir dos conflitos. Em 1919, o tratado de Versalhes, acabou disseminando o sentimento nacionalista entre os países que perderam a guerra e criou uma insatisfação da população para a implementação do regime totalitário.

Alguns líderes políticos adoptaram uma política de apaziguamento no período entre as guerras. Pacificaram o antagonismo fizeram concessões para se evitar confrontos, mais em contra-partida, não se conseguiu garantir uma paz efectiva.

A Sociedade das Nações (SDN) que deveria cuidar da paz mundial, mostrou-se incapaz e a partir de Setembro de 1931, iniciou-se uma serie de conflitos que se espalharam por deferentes cantos do mundo.

Causas sociais e ideológicas

As condições impostas pelo tratado de Versalhes aos povos perdedores foram consideradas severos e isso criou as bases para o crescimento dos movimentos totalitaristas, nazistas e fascistas, que aproveitaram o desenvolvimento da população.

A Alemanha foi o pais que teve punição mais dura, pôs sofreu grandes perdas de territórios (colónias) e foi obrigada a pagar pesadas multas, o que foi uma humilhação ao povo Alemão. Na Itália, o sentimento de insatisfação pela situação Italiana pois primeira guerra mundial, criou terreno para o crescimento do fascismo. O alegado combate aos ideais comunistas contribuiu para a implantação e crescimento dos regimes totalitários e ditatoriais nos países europeus e Japão.

Início da guerra

Em 1938, a Alemanha anexou a Áustria e o povo Austríaco maioritariamente simpatizantes da Alemanha, foi proposto ao povo Austríaco que confirmou apoio a esta anexação. Em Março de 1939, Alemanha invadiu Checoslováquia, o que permitiu aumentar a capacidade industrial bem como a população Alemã.

Hitler e Estaline desenceram dividir a Polónia entre si (Alemanha e Rússia). No dia 01 de Setembro de 1939, a Alemanha pós essa ideia em prática invadindo a Polónia o que se tornou um acontecimento decisivo para o desencadeamento de um novo conflito de escala mundial. Devido aos acordos bilaterais da Polónia com França e com Inglaterra dois dias depois da invasão, a 03 de Setembro, Wilson Churchill da Inglaterra e Eduardo Daladeir pela Franca declaram guerra a Alemanha, começando assim a IIGM.

Inicia-se assim a IIGM, na qual combateram ao lado das potencias do eixo (Alemanha, Japão, Itália, Roménia, Bulgária, Hungria, …) e ao lado dos aliados a (Inglaterra, EUA, Jugoslovanea, Checoslováquia, Dinamarca, URSS, Brasil, …).

Fases da segunda guerra mundial

1a fase: vitoria dos aliados/relâmpago – (Setembro de 1939/Junho de 1942)

Ficou conhecida como “Guerra Relâmpago” devido a uma série de ataques rápidos e simultâneos através de canhões de longo alcance, tanques blindados e pela Força Aérea Alemã.

As potências do Eixo expandiram-se muito nesta fase – Entre 1939 e 1940, os alemães invadiram diversos países da Europa tais como a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica, a Polónia, a Noruega e mais tarde a França. Em 1941 os alemães invadiram a Jugoslávia e a Grécia.

2a fase: equilíbrio de forças – (1942/1943)

Caracterizou-se pela contra-ofensiva bem sucedida dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, França e os seus aliados) e pela entrada dos Estados Unidos nos finais de 1941.

Foi então que os ataques aéreos americanos á Alemanha começaram. Em 1943, os russos partiram para o contra-ataque através da Batalha de Estalinegrado. A batalha de Estalinegrado aconteceu na União Soviética e terminou com a derrota total dos alemães. Todo o prestígio que as tropas de Hitler haviam adquirido nas guerras da Europa Ocidental acabou-se em Estalinegrado.

3a fase: vitoria do eixo – (Março de 1943/Setembro de1945)

Nessa fase as forças do Eixo foram derrotadas, perdendo o Mediterrâneo. No dia 6 de Junho de 1944, o Dia D, os Aliados desembarcaram na Normandia. A Alemanha foi envolvida de todos os lados pelos exércitos aliados. No dia 30 de Abril de 1945, vendo que a situação não estava favorável á Alemanha, Hitler e a sua mulher suicidaram-se. No dia 7 de Maio, o alto comando alemão assinou a rendição incondicional da Alemanha. Assim, a guerra terminou na Europa, mas só foi terminada completamente com a rendição do Japão, após o lançamento de duas bombas atómicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasak

Consequência da segunda guerra mundial

A Segunda Guerra Mundial, iniciada em Setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes, de forma direta ou indireta. O número de mortos superou os cinquenta milhões havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados.

Se a Primeira Guerra Mundial provocou um custo de 208 bilhões de dólares, esta atingiu a impressionante cifra de 1 trilhão e 500 bilhões de dólares, quantia que, se investida no combate da miséria humana a teria suprimido da face da terra. Aproximadamente 110 milhões de homens e mulheres foram mobilizados, dos quais apenas 30% não sofreram morte ou ferimento.

Depois do conflito, a situação dos países que participaram estava bem diferente. As potências do Eixo estavam destruídas e a Inglaterra e a França também sofreram grandes perdas. Foi a partir dessa época que o mundo passou a ser dividido conforme a ideologia dos EUA e da URSS. Com o crescimento da Rússia, ocorreu uma maior procura pelo socialismo marxista e diversos países passaram a ter um governo comunista.

Apesar das enormes perdas, muitos países se beneficiaram com a Segunda Guerra. O Canadá se tornou um grande fornecedor de aviões e navios. A guerra ajudou o país a ter diversas indústrias de metais pesados. Os EUA também tiveram um grande crescimento de seu parque industrial. Após a guerra, foram realizadas diversas conferências a fim de decidir a divisão territorial e os rumos da Alemanha no pós-guerra.

A Alemanha foi multada e boa parte da indemnização seria destinada para a União Soviética. Vários líderes nazistas foram condenados e a indústria bélica foi proibida de produzir. Enquanto os soviéticos tomavam conta da região oriental da Europa, os Estados Unidos influenciavam a parte ocidental do continente. Eram os prenúncios para a Guerra Fria.

Com o fim da guerra, o mundo passou a utilizar a definição de superpotência e os Estados Unidos comandavam o bloco econômico capitalista e a União Soviética, estava à frente do bloco socialista. Além disso, ocorreu na Europa uma grande crise. Os países haviam perdido não só a guerra como também seu caráter econômico, político e cultural.