O continente africano, é o único lugar do mundo onde se encontram, em perfeita sequência geológica, e acompanhados pelas indústrias líticas ou metalúrgicas correspondentes há todos os indícios da evolução da espécie humana a partir dos primeiros ancestrais hominídeos. A humanidade, antiga e moderna, desenvolveu-se primeiro na África e logo, progressivamente e por levas sucessivas, foi povoando o planeta inteiro.

Durante seis milhões de anos, esses hominídeos evoluíram interagindo com o meio ambiente e formando diferentes espécies. Uma destas espécies deu origem na África central, há uns três milhões de anos atrás, ao primeiro ser humano chamado homo habilis. Um milhão de anos depois, surgiu o homo erectus, descendente do homo habilis, que já manufacturava implementos como o machado.

Ele saiu do continente africano rumo à Ásia e à Europa, assim iniciando o primeiro fluxo migratório de seres humanos arcaicos para fora da África. Para apoiar este posicionamento, podemos recorrer à história do povoamento do continente americano.