O que foi?

O Reino da França foi um dos estados mais poderosos existentes na Europa do segundo milénio. É originado da parte ocidental do Reino dos Francos, e consolidou significante poder e influência nos quase mil anos de existência. Luís XIV, também conhecido com o rei sol, desenvolveu uma poderosa teoria político-económica de monarquia absolutista.

Origem

Eventualmente, as influências do iluminismo, os altos custos da Guerra da Independência dos Estados Unidos que a França apoiou totalmente, além da economia desestabilizada desde a Guerra dos Sete Anos, fez aparecer um desgosto político entre os camponeses e burgueses franceses contra o clero e a nobreza francesa, que não pagavam impostos e que tinham diversos privilégios exclusivos, além da conscientização para a necessidade de capacitação política burguesa, causaram a Revolução Francesa.

História

Durante os últimos anos de governo de Carlos Magno, os viquingues fizeram avanços ao longo do perímetro norte e oeste do reino dos Francos. Após a morte de Carlos Magno os seus herdeiros foram incapazes de manter a unidade política e o império começou a ruir. O Tratado de Verdun de 843 dividiu o Império Carolíngio em três partes, e Carlos, o Calvo governou a Frância Ocidental, que corresponde aproximadamente ao território da França moderna.

Avanços viquingues foram autorizados a aumentar, e suas temidas escaleres estavam navegando até o Loire e os rios Sena e outras vias navegáveis   interiores, causando estragos e espalhando o terror. Durante o reinado de Carlos, o Simples (898-922), normandos sob Rollo da Noruega, foram assentados em uma área em ambos os lados do rio Sena, a jusante de Paris, que se tornou a Normandia.