Durante este período, houve embates com tropas estrangeiras. Napoleão Bonaparte se destaca e é apoiado pela burguesia e exército para derrubar o Directório e assumir o poder do país

18 de Brumário – 10 de Novembro de 1799, consolidando o poder da burguesia.

Napoleão Bonaparte dissolve o Directório e cria o Consulado, instaurando uma nova Constituição e se auto proclamando Cônsul.

Período no qual o país passa por um processo de industrialização, alianças com o clero católico, aumento de obras públicas, estradas, portos, urbanização, diminuindo o desemprego.

Também é feito reformas educacionais e presos políticos são libertos.

Em 1805 Napoleão anexou parte da Itália, e começa a anexar outros territórios como Alemanha (Prússia), Império Austríaco e leste europeu, se aproximando da Rússia.

Para impedir o avanço económico de sua inimiga, Inglaterra, Napoleão Bonaparte cria o Bloqueio Continental, proibindo todos os países europeus de comercializarem com a Inglaterra.

Portugal e Espanha não aceitam participar do Bloqueio Continental.

Resultado: Espanha é invadida pela França em 1807 e Portugal é invadido em 1808 – Período que a Família Real portuguesa vem para o Brasil.

Rússia começa a desestruturar economicamente por causa do Bloqueio Continental e volta a comercializar com a Inglaterra em 1811.

A França tenta invadir a Rússia, mas os russos usam táctica de guerra para impedir avanço francês.

Táctica da Terra arrasada consistia em destruir as plantações e jogar veneno nos rios. Muitos franceses são mortos e recuam para a França.

Aliança entre Rússia, Inglaterra, Prússia e Áustria em 1814 para derrubar Napoleão Bonaparte do poder francês.

Em 1815 Napoleão Bonaparte é preso e é feito o Congresso de Viena no mesmo ano para restabelecer o mapa político europeu.