Divisão da História

Uma divisão antiga e tradicional, feita pelos europeus e muito utilizada, coloca os cerca de 6 mil anos de História em quatro períodos ou idades: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Idade Antiga:

Tem início quando surge a escrita (4000 a.C) e vai até o ano 476, data da queda do Império Romano do Ocidente. Destaca-se nesse momento grandes civilizações como a Grécia, Egito, Mesopotâmia, Império Romano.

Idade Média

Se estende de 476 à 1453, quando ocorreu a queda do Império Romano do Oriente. É a fase de domínio do feudalismo, sistema político econômico social que predominou na Europa durante essa fase da História.

Idade Moderna

Vai de 1453 até 1789, ano da Revolução Francesa. Foi um período de intensas mudanças, como as grandes navegações, descobrimentos, Revolução Industrial e muitos outros fatos marcantes.

Idade Contemporânea

É a fase que se inicia com a Revolução Francesa e que estamos ainda hoje vivenciando esse momento. As maiores transformações surgiram exactamente durante esses anos: Independência de dezenas de países, as duas Guerras Mundiais, Revolução Russa, conquista espacial, avanço da medicina, domínio da informática e tantos outros.

Divisão histórica criticada por alguns

A divisão tradicional da História é criticada por muitos estudiosos, eles questionam o fato de só existirem eventos europeus, sem levar em conta outros povos e países.