São características comuns do fascismo e nazismo as seguintes:
Anticomunista: os fascistas defendiam um regime em que uma elite superior biológica e intelectualmente deveria dominar o mundo. Já os comunistas defendiam a igualdade social entre todas as pessoas;
Antidemocrático: contra as eleições livres, censuravam a imprensa, eliminavam as oposições, os livros incómodos eram queimados, as pessoas que falavam demais eram presas;
Totalitário: obediência total ao estado, o que o governo quer, todos devem querer;
Militarista: restauração da indústria bélica, expansionismo territorial (ideologia do espaço vital). Defesa da ordem, disciplina e respeito a autoridade.
Conservador: ninguém deve se enganar; o objectivo do fascismo era manter o capitalismo vivo. Entretanto dizia que iriam reprimir os maus empresários, combater a ganância dos banqueiros, restaurar o emprego, diminuir a inflação e aumentar os salários;
Nacionalista: defesa dos interesses da pátria e das empresas nacionais;
Xenofobia: estrangeiro era visto como inferior ou hostil;
Racismo (anti-semita): mitos da superioridade da raça ariana, povos não europeus eram desprezíveis, judeus foram transformados em bode expiatório. A raça branca e de olhos azuis eram superiores a quaisquer outros povos, as minorias deveriam ser exterminadas, pois poderiam contaminar a raça ariana.
Culto ao líder: veneração cega; “você não precisa pensar, Hitler ou Mussolini fazem isso por você”.
Irracionalista: raciocínio e dialogo democrático eram vistos como fraqueza: os fortes se impõem pelo instinto e pela violência.
Misticismo: Hitler e diversos nazistas eram adeptos do misticismo oriental. Acreditavam em astrologia, ocultismo, numerologia e alquimia. A própria suástica é um símbolo místico.
Partido único: uma característica marcante do fascismo e nazismo é o partido único, não permitem de forma alguma qualquer outro partido que possa contestar o regime totalitarista fascista.
Expansionismo: o fascismo assim como o nazismo tem também por característica o expansionismo territorial (ideia de espaço vital) e também a ideia de propagar sua ideologia. Colocou a Itália e a Alemanha na guerra.
Mobilização das massas: se vê muito esta questão nos discursos de Hitler. Os líderes fascistas são grandes oradores.
Aniquilação dos opositores: os fascistas são extremamente intolerantes com aqueles que são opositores a sua ideologia.
Propaganda e controle das informações: uma das características dos fascistas era o grande marketing e a utilização da mídia para fazer propaganda de sua ideologia.