Afri era o nome de vários povos que se fixaram perto de Cartago no Norte de África. O seu nome é geralmente relacionado com os fenícios como afar, que significa “poeira”, embora uma teoria de 1981, tenha afirmado que o nome também deriva de uma palavra berbere, ifri, palavra que significa “caverna”, em referência à gruta onde residiam.

No tempo dos romanos, Cartago passou a ser a capital da Província de África, que incluiu também a parte costeira da moderna Líbia. Os romanos utilizaram o sufixo “-ca” denotando “país ou território”. Mais tarde, o reino muçulmano de Ifríquia, actualmente Tunísia, também preservou o nome.

Outras etimologias têm sido apontadas como originárias para a antiga denominação “África”:

No século I, o historiador judeuF lávio Josefo (Ant. 1.15) afirmou ter sido nomeado paraE pher, neto de Abraão, segundo o Génesis (25:4), cujos descendentes, segundo ele, tinha invadido a Líbia.

Aprica, palavra latina que significa “ensolarados”, mencionada poIrs idoro de Sevilha (século VI), em Etymologiae XIV.5.2 aphrike, palavra grega que significa “sem frio”. Esta foi proposta pelo historiadoLr eo Áfricanus (1488-1554), que sugeriu a palavra grega phrike (φρίκη, significando “frio e horror”), combinado com o prefixo privativo “-um”, indicando assim um terreno livre de frio e de horror.

Massey, em 1881, afirmou que o nome deriva do egípcioa f-rui-ka, que significa “para virar em direção a abertura do Ka.” O Ka é o dobro energético de cada pessoa e de “abertura do Ka” remete para o útero ou berço. África seria, para os egípcios, “o berço.”

Origem e significado do nome África

Em 1963 os representantes dos estados africanos reuniram-se em Adis Abeba na Etiópia para fundar a Organização da Unidade Africana, foram inspirados na Ideologia de Pan-Africanismo do Kwame Nkrumah.

Nesta organização estavam presente 31 chefes de Estados e do governo africano, e vários jornalistas e observadores, a Etiópia sendo o primeiro país africano independente teve a honra de reunir os estados e o imperador era Hailé Salassié.

A carta da OUA enunciava objectivos destinados a reforçar a posição internacional e proteger recentemente adquirida dos novos estados membros, de forma que os povos cresçam prosperam na liberdade conquistada.

O presidente Kwame Nkrumah defendia que a criação de um sistema de defesa comum dirigido por um comando supremo africano num mercado comum africano, uma planificação continental comum, um governo continental, só assim podia se ultrapassar as condições os estados e a tentativa de reconquista do neocolonialismo e do imperialismo. Essa ideia foi apoiada pela Uganda. Quase todos os presidentes se aliaram de uma forma indireta a união dos africanos para desenvolvimento económico e político do continente.