Os reinados de Henrique VIII e de Elisabeth I, a economia inglesa passou por um período de grande desenvolvimento comercial. Foi quando surgiram as empresas monopolistas, como a Companhia das índias Orientais. Essas companhias, no entanto, impediam a livre concorrência e crescimento de pequenas e médias companhias de comércio. a burguesia inglesa se dividiu em relação a política económica.

Os grandes comerciantes apoiavam o monopólio, mas os pequenos e médios lutavam contra esse monopólio, exigindo a liberdade de comércio mas o governo da dinastia Stuart, tanto Jaime I e Carlos I praticaram uma política mercantilista estrita, favorecendo a grande burguesia e a nobreza. Esses sectores tinham representantes em dois sectores do Parlamento, a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes, no qual os nobres tinham assento.

o rei não poderia mais criar novos impostos sem aprovação do parlamento. E a burguesia não desejava abrir mão desta conquista, a política de Stuart exigia grandes recursos para a coroa, o que exigia o aumento da arrecadação de mais impostos.

Para agravar ainda mais esta situação, os calvinistas escoceses, em 1640, invadiram o território inglês, e acabaram rebelando-se contra Carlos I, que tentou impor-lhes o anglicanismo e como consequência, o rei foi obrigado a convocar o parlamento que havia sido dissolvido em 1628, entretanto, o Parlamento se tornou a representação do ódio acumulado pela burguesia contra os Stuart. Em 1642, teve início a guerra civil; de um lado, as forças do rei; de outro, as do parlamento, lideradas por Oliver Cromwell,

A Revolução Gloriosa (1688-1689)

Foi um golpe do Parlamento contra Jaime II. Colocando no poder Guilherme de Orange, um genro de Jaime II, a gentry e a burguesia, na realidade, estão assumindo o poder, mas o parlamento fazia uma distinção mais forte entre os dois tipos de nobreza a alta e a baixa, de fato, apenas a alta nobreza, foi composta pelos grandes senhores, com títulos e direitos feudais que gozavam plenamente do status privilegiado da condição nobre e tinham o direito hereditário de ocupar seu lugar na Câmara dos Lords.

A “gentry”, por sua vez, formava uma nobreza rural de status mais do que de sangue. Seus membros, os gentlemen, eram proprietários de terras que podiam viver como gentis-homens, mas muitos tinham suas origens e suas fortunas ligadas a outros sectores que não a terra.

Consequências da Revolução Burguesa na Inglaterra do século XVII:

O Parlamento aumentou o seu poder e tornou-se a instituição fundamental da vida política inglesa e a Inglaterra passou a constituir um modelo político para os demais países da Europa.

 

Referências

https://docplayer.com.br/3129238-Revolucao-inglesa-puritana-e-gloriosa.html;

http://salesianorn.com.br/saojose/wp-content/uploads/2017/03/sj-dica-06.pdf;

https://mundoedu.com.br/videoaula/126/pdf