A Reforma Religiosa e o Renascimento ocorreram na mesma época e expressam a grande renovação de idéias e atitudes das pessoas que viveram na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Os abusos da igreja, muitos membros da Igreja estavam afastados dos ensinamentos de Jesus. Muitos papas chegaram ao poder por influência de família.;Muitos padres não tinham instrução nem preparo para orientar os fiéis; Líderes da Igreja Católica praticavam um comércio fraudulento de artigos religiosos; Bispos e padres vendiam também indulgências.
Os primeiros reformadores

Francisco de Assis tentou melhorar a Igreja sem se desligar dela. Outros já foram mais radicais: John Wycliffe e John Huss; John wycliffe Criticava o clero, sobretudo pela falta de instrução dos sacerdotes e pela acumulação de riquezas. Para mais pessoas conhecerem a Bíblia, traduziu-a do latim para o inglês; Defendia que as terras da Igreja deveriam passar às mãos do governo. John huss, aos poucos, por seus ataques à corrupção e à ostentação do clero, conquistou o apoio dos camponeses e dos artesãos e assalariados das cidades thecas; Martinho Lutero, Ao contrário de Wycliffe e Huss, Lutero conseguiu atingir seu objetivo, provocando com isso a maior ruptura já ocorrida no interior da Igreja: a Reforma Protestante; Lutero considerava a leitura da Bíblia indispensável. Por isso defendia que todos pudessem aprender ler. Isto contribuiu para a alfabetização de milhares de alemães. Acreditava também que a salvação dependia de cada um e que cada individuo devia ser o seu próprio pastor.
Por meio da Contra-reformas a Igreja católica visava recuperar seu prestígio e divulgar o catolicismo. Esta reforma foi impulsionada pelos jesuítas, pela Inquisição e pelo Concilio de Trento.
Ordem dos jesuítas foi fundada em 1534 pelo militar espanhol Inácio de Loyola. Organizou um grupo de homens “soldados de Cristo” com o objetivo de divulgar o catolicismo na Europa e evangelizar os povos da Ásia, África e América. Como parte do trabalho de evangelização, os jesuítas criaram uma rede de colégios em várias partes do mundo. Concilio de trento foi convocado pelo papa Paulo III em 1545. O concílio (reunião) foi interrompido várias vezes por diversas razões. Resultados do concilio de trento reafirmou o poder do papa; Manteve os sete sacramentos; Manteve o celibato (proibição de casamento de padres e freiras); Organizou o index (lista de livros proibidos); Reativou a inquisição (Tribunal do Santo Ofício). A inquisição gera de modo intolerante e violento; Muitas pessoas foram presas julgadas, condenadas, presas ou mortas; Muitas pessoas perderam seus bens.
Referencias
JÚNIOR, Alfredo. Coleção História: Sociedade & Cidadania. São Paulo.FTD, 2009.