Perfil de um empreendedor
Para Meredith, Nelson e Nech (apud UFSC/LED 2000) empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objectivos”.
O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objectivos e dá o primeiro passo.
Características de um empreendedor
Uma das principais características do empreendedor é manter-se sempre actualizada sobre o mercado. Buscar não apenas entender a forma tradicional dele, mas estar atenta a todas as suas acções disruptivas e tudo que acontece de mudança nos hábitos dos consumidores.
Os aspectos que levam ao empreendedor ter o perfil negativo
Aspectos positivos e negativos são associados à imagem do empreendedor, como por exemplo, o lado positivo é ser audacioso, persistente e visionário; e o lado negativo é ser uma pessoa que gosta de correr riscos e que se ocupa só consigo mesmo e com o dinheiro.
Elementos fundamentais para gerenciamento de um empreendimento
Turner ( 1994 ), refere que gerenciamento de um empreendimento é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão no qual tem duas dimensões:
Objectivos (âmbito, organização , qualidade, custo, tempo );
Processo de gestão ( planejar , organizar, implementar)
A importância de gerenciar um Empreendimento
Segundo Luiz Otavio Borges Duarte gerenciar um empreendimento é muito importante, pois permite que as empresas possam realizar seus empreendimentos de forma planejada, com qualidade e diminuindo assim o seu custo e evitando que o tempo de execução seja aumentado,
Conforme explica Luiz Otavio Borges Duarte , mestre em Gestão de Projetos gerenciar , um empreendimento pode ser entendida como um conjunto de práticas que, se realiza de forma planejada, e que podem aumentar a chance de um empreendimento alcançar seu objectivo com sucesso.
Referência Bibliográfica
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos e o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 8. ed., 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, I. Administração de empresas: uma abordagem contingencial. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.
HUNTER, James C. – tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. O monge e o executivo – uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.