Dos 4 bilhões de pessoas que constituem a população absoluta actual do mundo, está em irregularidade e distribuído pela superfície terrestre.

Esta irregularidade da distribuição da população é resultado de uma combinação de factores e dos quais se destacam os seguintes:

1 – Físicos-naturais;

2 – Históricos-culturais;

3 – Económicos.

Fatores físicos-naturais

O clima, o relevo, a vegetação e a hidrografia, o solo e o subsolo. Assim, a natureza que os homens procuram de se localizarem de preferência nas regiões onde as condições se apresentam mais favoráveis na sua permanência.

As regiões mais favoráveis a ocupação humana, são denominados ecomenanas e as desfavoráveis a ocupação do Homem designam-se por regiões anacumenas.

Exemplo de algumas regiões acumenas:

Regiões de clima temperado;

Os planaltos tropicais;

As planícies de uma maneira geral;

Vales fluviais, deltas, os litorais e as regiões de solos férteis.

Fatores históricos culturais

Em função dos quais podemos caracterizar os aspectos geográficos tanto de ponto de vista da sua população como também grande de organização espacial e aplicação das técnicas das suas explorações.

Fatores económicos

Através dos quais, podemos estabelecer uma relação entre a grande complexidade das actividades económicas e a intensidade do povoamento.

Exemplo: de um modo geral, verifica-se que as regiões industrializadas são populacionais em relação as regiões agro-pastorícias.