O conceito mortalidade infantil, designa o risco de mortalidade durante o primeiro ano de existência de uma geração, medida pelo quociente de mortalidade entre o nascimento e primeiro aniversário

Taxa de mortalidade infantil

Esta taxa é dos principais e mais relevantes indicadores da situação sanitária de uma população de um dado momento, assume a configuração de uma taxa entre aniversários. Com particularidade de a população de referência que figura no dominador da taxa de não se efectivo médio de idade 0 a 1 ano exacto por total de nados vivos ocorridos durante o ano, o que formalmente apresenta esta taxa a um quociente.

Tmi=óbitos de 0-1 ano nados vivos x1000

Esperança média de vida

A esperança média de vida traduz o número médio de anos que uma pessoa tem possibilidade de viver quando nasce. Se a maior parte dos países desenvolvidos apresenta uma esperança média de vida de 70 anos, o mesmo não acontece com os países de África, de América Latina e de alguns Estados da Ásia onde a esperança de vida é normalmente inferior a 50 anos.

Crescimento Natural

Crescimento ou saldo fisiológico é a diferença entre o número total de nascimento e o número total de óbitos. Determina-se o saldo fisiológico através da seguinte fórmula:

 CN=N-M, onde CN é o crescimento Natural, N-nascimento e M-óbitos.

Taxa de crescimento Natural

Sob ponto de vista de Bandeira, a taxa de crescimento natural corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Pode se chegar a ela mediante a seguinte fórmula:

TCN=TN-TM.

Onde: TCN-Taxa de Crescimento Natural, TN, taxa de Natalidade, TM, taxa de Mortalidade.