Os efeitos da erosão são sempre negativos, é deste modo que devem e podem ser evitados ou reduzidos. A seguir apresentamos alguns meios que podem ser utilizados para combatê-lo, principalmente na área agrícola.

Plantação em curvas de nível

Num terreno em declive, o plantio deve ser feito em curvas de nível, ou seja os sulcos onde são colocadas as sementes devem ser alinhados todos num mesmo nível, deixando espaços entre cada fileira de vegetais para que corra a água das chuvas diminuindo a força da enxurrada, evitando a erosão do solo.

Formação de terraços

Quando o terreno é muito inclinado, a plantação deve ser feita em faixas planas, semelhantes a degraus de uma escada.

A grande vantagem desse método de plantio é diminuir a velocidade da água das chuvas. Assim, sua força não é suficiente para arrancar o solo, quando desce pela encosta, evitando assim a erosão.

Faixas de retenção

Quando o vegetal precisa de muito espaço para crescer, podemos plantar vegetais diferentes na mesma área, em fileiras diferentes. Por exemplo: faixas de algodão intercaladas com faixas de cana-de-açúcar. As raízes de ambos se fixam em diferentes camadas do terreno, funcionando como verdadeiras barreiras para a enxurrada, isto é, funcionam como faixas de retenção, tornando a erosão mais difícil.

Evitar desmatamento e queimadas

 Os seres humanos também devem se conscientizar que estão destruindo o seu meio ambiente e a cada dia que passa contribui para aumentar a erosão do solo com o desmatamento florestal, as queimadas e a retirada de minério do solo.

Porém é necessário dar um basta nesta situação, se acaso for necessário a retiradas da vegetação, devem fazer neste lugar o reflorestamento, para evitar o fim da vida vegetal daquela região e também evitar a erosão.

Outro problema é as queimadas descontroladas, deve-se educar o homem do campo para não praticar as queimadas, orientando-o com o melhor método à ser usado para efetuar a plantação.

 

Bibliografia

David – Juvenal – Alvim – Grassi, Ciências & Realidade, 5ª série, Editora, São Paulo, 1992.

Cruz, D.- Ciências & Educação Ambiental – 5ª série, Editora Ática, São Paulo, 1998.

Barros, C., Ciências – Meio Ambiente-Programa de SaúdeEcologia -5ª Série, Editora Ática, São Paulo, 1994.