O bioma da floresta tropical e subtropical húmido é um tipo de ecossistema que ocorre aproximadamente dentro da região compreendida entre a latitude de 28 graus norte e a latitude de 28 graus sul – em outras palavras, na zona equatorial entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. É típico de Moçambique.

Localização: as florestas tropicais contêm a maior diversidade de espécies de todos os biomas na Terra. Eles são encontrados em torno do equador, entre 23,5 graus N e 23,5 graus S de latitude.

Clima: as temperaturas nas florestas tropicais permanecem entre 68 e 77 graus faranheute durante todo o ano. O inverno está ausente nessas florestas. A maioria das florestas tropicais recebe 100 centímetros de chuva por ano.

Solo: porque a temperatura é quente e o ar é húmido, a decomposição ocorre em uma taxa muito rápida nas florestas tropicais. Níveis elevados de chuvas geralmente levam a lixiviação de nutrientes do solo, criando solos que são pobres em nutrientes.

Plantas: as árvores nas florestas tropicais crescem entre 82 e 115 pés de altura e geralmente são árvores de folhas largas. Outras plantas incluem samambaias, videiras, musgos, palmeiras e orquídeas.

Animais: as árvores crescentes densas criam uma camada espessa de dossel em florestas tropicais que impedem a penetração do sol nas camadas mais baixas da floresta. Isso significa que a maioria dos animais que vivem aqui devem ser adaptados para viverem nas árvores. Uma variedade de pássaros, morcegos, macacos, cobras e outros animais podem ser encontrados em florestas tropicais.

Ameaças: A maior ameaça para as florestas tropicais são práticas florestais insustentáveis. Outras ameaças incluem construção rodoviária, desmatamento para agricultura e outras atividades de desenvolvimento e mudanças climáticas.