Conceito

A floresta decídua temperada é um bioma temperado terrestre caracterizado por árvores caducifólias, como as faias, nogueiras e carvalhos. Apresenta as quatro estações bem definidas. Localização: Estados Unidos Oriental e Canadá, Europa Ocidental e partes da Rússia, China e Japão.

Características das florestas decíduas

Clima: existem quatro estações distintas em florestas decíduas temperadas e quedas de precipitação ao longo do ano, como chuva na primavera, verão e outono e neve no inverno. As florestas decíduas temperadas recebem 30 a 60 centímetros de chuva por ano.

Solo: o solo nessas florestas é muito fértil.

Plantas: o piso da floresta em florestas decíduas temperadas suporta musgos, samambaias e flores silvestres e o sub-bosque suporta uma variedade de arbustos e samambaias. Árvores de bordo, carvalho e abacaxi são alguns exemplos de árvores decíduas que dominam essas florestas. Há também um pequeno número de árvores de folhas perenes, como pinheiros e abetos.

Animais: os animais que vivem em florestas decíduas temperadas devem ser adaptados para invernos frios. As espécies comuns encontradas em florestas decíduas temperadas incluem, raposa vermelha, falcões, pica-pau e cardeais.

Ameaças: A chuva ácida causada por emissões industriais e veiculares representa a maior ameaça para florestas decíduas temperadas. Ao longo do tempo, a chuva ácida danifica as folhas das árvores, faz com que as árvores produza menos e pequenas sementes e reduz a resistência à doença. Outras ameaças incluem silvicultura insustentável, mineração de tiragens e a propagação de espécies invasivas e não autóctones que competem por espaço e alimentos. A mudança climática também é uma ameaça.

Nota: De uma forma geral, as florestas decíduas caraterizam se por apresentarem perdas de suas folhas durante o outono e o inverno. Durante muito tempo essas florestas foram devastadas, porém hoje algumas áreas são preservadas em parques nacionais, em varias regiões, e não há muitos animais lá.