As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do planeta terra em torno do Sol dura um ano. A este movimento dá-se o nome de movimento de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.

Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. Elas são a primavera, o verão, o outono e o inverno.

Quando começaram a dividir o ano em estações, ele era dividido em duas partes:

O período quente (em latim: “ver”) era dividido em três fases: o prima vera (literalmente “primeiro verão”), de temperatura e umidade moderadas, o tempus veranus (literalmente “tempo da frutificação”), de temperatura e umidade elevadas, e o aestivum (em português traduzido como “estio”), de temperatura elevada e baixa umidade.

O período frio (em latim: “hiems”) era dividido em apenas duas fases: o tempus autumnus (literalmente “tempo do ocaso”), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o tempus hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.

Quando os cientistas descobriram os fenômenos dos solstícios e equinócios, correlacionando-os com a influência do movimento de translação associado à inclinação do eixo da Terra, convencionou-se, no Ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. Em algumas culturas, ainda se divide o ano em cinco estações, como na China. Outros países, como a Índia, dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa.