Importância da hidrosfera

A água da terra é, simultaneamente, vulgar e vital, rara e omnipresente, útil e destrutiva. As suas propriedades físicas e químicas conferem-lhe características muito importantes.

Uma das condições básicas para as existências de vida na terra e a presença de água na forma líquida. Nos seres vivos, o seu papel no metabolismo, no processo da regulação da temperatura do organismo e nutrição dos tecidos é vital. Não podemos esquecer que a agua e o principal componente dos organismos vivos, sendo em muitos casos o seu lar.

Alem disso, a água é utilizada por uma grande variedade de actividades humanas, como a higiene, a agricultura, a pecuária, a indústria, o lazer e a produção de energia.

Aos resíduos tóxicos e radioactivos são, muitas vezes, armazenados nos fundos marinhos.

As obras de protecção costeira, como os espores, levantam sérios problemas de erosão marinha nas áreas envolventes, especialmente nas áreas a sotamar.

Os rios são um vínculo de transporte de poluentes, resultantes da actividade humana. Para além disso, a construção de barragens provoca a diminuição das áreas que os rios transportam, intensificando a erosão marinha nas praias.

Um pouco por tudo o planeta, a água e um recurso ameaçado.

Enquanto, nos países em desenvolvimento, os processos de tratamento da agua não abrangem a totalidade da população, constituindo assim um veiculo transmissor de doenças, muitas delas mortais; nos pais desenvolvidos, a população desperdiças grandes quantidades de água no uso doméstico, agrícola e industrial, contribuindo para a degradação da sua qualidade.

Para além disso, a desflorestando, as praticas da agricultura intensiva e a crescente urbanização e impermeabilidade dos solos estão entre os factores que mais contribuem para um maior escoamento superficial, aumentando o caudal dos rios e fomentando as cheias.

Em suma, a escassez e a poluição da água constituem, nos dias de hoje, dois graves problemas munidas.

Para colmatar a falta de água em muitas regiões do mundo e necessário:

-realizar uma gestão económica da agua no quotidiano;

-reutilizar a agua em várias actividades;

-dessalinizar a água de mares e oceanos;

-racionizar os consumos de aguas na agricultura.

A solução do problema da população aquática passa pela adoptarão das seguintes medidas e acções:

– criação de estacões de tratamento da água;

– proibição de descargas industriais em rios e mares;

– redução da exploração dos aquíferos.

Finalmente, para uma adequada gestão dos recurso hídricos é necessário uma integração mais efectiva e consistente das informações sobre a dinâmica de lagos, rios e mares e dos processos económicos e sociais que influenciam os recursos hídricos.

Em suma, a água e um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida no planeta terra, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. A água tem, portanto, uma importância económica ecológica, económica e social.