Sol é uma estrela gasosa luminosa: raio médio de 696.000 km (100 x terra); superfície de 8.750.000 km²; temperatura de 6.000°C (superfície); emite energia em ondas electromagnéticas que se propagam radialmente no espaço; essas ondas viajam no espaço (vácuo) a 300.000 km/s (velocidade da luz); gasta 8,3 minutos para chegar à superfície terrestre.

O sol é também uma fonte primária de energia para os processos biológicos e meteorológicos que ocorrem na superfície. A sua importância para as plantas é, tanto, quantitativa (densidades de fluxos de energia usada na fotossíntese) como qualitativamente (comprimento de ondas e fotoperíodo, para indução ao florescimento e fotossíntese).

No $ 8.8 das “Ciências da Terra” disse-se que cerca de 99% da radiação solar está contida no grupo de comprimento de onda entre 0,15µ e 4,0µ. Desta radiação, 9% estão na região do ultravioleta, 45% na radiação visível e 46% na do infravermelho, do espectro electromagnético. A radiação solar, é assim, por vezes conhecida por radiação de ondas curtas.

Em média, só cerca de 43% de ondas provenientes do sol são realmente absorvidos pela superfície do globo. A restante radiação é afectada por três processos atmosféricos – absorção, reflexão e difusão.

A maior parte da radiação ultravioleta é absorvida pelo ozono existente na atmosfera

O vapor de água é o único gás que absorve uma grande parte da radiação visível. As nuvens e a poeira, absorvem quantidades variáveis de acordo com as condições predominantes.

Quando há nebulosidade, grande parte da radiação solar pode ser reflectida pelos topos das nuvens e regressar ao espaço exterior. Parte da radiação que atinge a superfície do globo é também reflectida.

A radiação solar pode também ser difundida, em todas as direcções por gases e partículas existentes na atmosfera. Parte desta radiação dispersa perde-se no espaço superior, mas alguma ainda consegue atingir a superfície do globo. A radiação solar que atinge indirectamente o globo chama-se radiação difusa.

A radiação total proveniente do sol, que atinge a superfície do globo, consiste, portanto, em radiação directa e radiação difusa e é conhecida por radiação solar global.

Referências bibliográficas   

ANTAS, L. M.; Glossário de Termos Técnicos: Colecção Aeroespacial-Tomo I; Editora Traço; São Paulo, Brasil, 1979.
HIDROMETEO, Izdatel, Climatologia. Lenigradsky Universitete, 1989.