Conceito da Poluição de Água

O conceito de poluição do ar é usado para designar todos os efeitos negativos gerados pela produção do ser humano na atmosfera e contribuem para a alteração do ambiente e do espaço. É a contaminação dos corpos d’água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à actividade humana, ou seja, é um problema crítico.

Um factor preocupante na poluição de água, é que os lençóis freáticos, os lagos, os rios, os mares e os oceanos são o destino final de todo poluente solúvel em água que tenha sido lançado no ar ou no solo. Dessa forma, além dos poluentes já lançados nos corpos de água receptores, as águas ainda recebem os poluentes vindos da atmosfera e litosfera (solo).

Causas da poluição da água

Petróleo, combustíveis e outros produtos químicos que chegam as águas dos oceanos quando ocorrem vazamentos em navios ou são descartados proposital mente por pessoas responsáveis por embarcações;

  • Acidentes em oleodutos ou plataformas de petróleo que geram vazamento para as águas marinhas. Esse fenómeno é conhecido como Maré Negra;
  • Lixos materiais (plásticos, ferros, vidros entre outros) que são jogados por pessoas que estão em navios ou jogados na praia;
  • Lançamento de esgoto doméstico e industrial, sem o devido tratamento, nas águas. Grande parte do esgoto que chega nos mares e oceanos tem como origem os rios que receberam estes poluentes durante seu trajecto;
  • Descarga de lama de dragagem;
  • Deposição de resíduos radioactivos ou perda acidental de submarino nuclear.

Consequências da poluição da água

Prejuízos para os ecossistemas marinhos, principalmente desequilíbrio ecológico.

Contaminação de peixes e outros animais marinhos que serão consumidos por pessoas.

Mortes de pássaros que se alimentam de peixes contaminados. Nos casos de vazamento de petróleo, também é comum ocorrer a morte de muitos pássaros que entram em contacto com o petróleo.

Alta mortandade, dependendo da poluição, de espécies animais marinhas.

Degradação de regiões de mangues.

Águas das praias tornam-se impróprias para o banho.

A água poluída pode causar diversos efeitos prejudiciais à saúde humana, tais como: febre tifóide, cólera, disenteria, meningite e hepatites A e B.

Pode ser igualmente por vectores de contaminação por doenças transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malária (doença causadora de muitas mortes em Moçambique), doença do sono, febre-amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escassez da água pode gerar ou potenciar doenças como a lepra, tuberculose, tétano e difteria.

As águas poluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anuíra e diarreia sanguinolenta.