Causas da poluição do solo        

Agricultura e pecuária -os são sujeitos a uma carga excessiva de fertilizantes e pesticidas;

Indústria- os solos onde estão instalados as indústrias, tais como refinarias de petróleo, fábricas de produtos químicos, de curtumes e têxteis são fortemente contaminados;

Exploração Mineira – depósito de resíduos resultantes da exploração mineira efectuados a céu aberto, empilhados uns sobre os outros, formam escombreiras que podem contaminar os solos;

Postos de Combustíveis – os combustíveis são armazenados em depósitos subterrâneos. Se se encontrarem em mau estado pode ocorrer a infiltração nos solos de produtos muito tóxicos.

Consequências da Poluição dos Solos

Agrícola

Uso indevido de agro-tóxicos e fertilizantes. Solo poluído significa, também, solo com dificuldade de gerar vegetais. Isso resulta em um maior custo para a produção de alimentos, o que torna a comida menos acessível para as pessoas. Técnicas rudimentares de produção (queima da vegetação antes do plantio)

Urbana

Aterros e outras instalações de tratamento e disposição de resíduos. Solo poluído significa alimento carregando agentes nocivos para a nossa saúde, uma vez que é da terra que as plantas absorvem seus nutrientes e, muitas vezes, outros materiais. Isso resulta, em última instância, em doenças mais constantes e mais graves, que afectam na qualidade de vida de todas as pessoas.

Mineradora

Lançamento de produtos tóxicos no solo como mercúrio, tornando o mesmo estéril e sujeito a ação de agentes físicos.