População absoluta: População absoluta (é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade, região, etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que ele é populoso ou de grande população absoluta; quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é pouco populoso ou de pequena população absoluta.

No entanto, ao considerarmos a qualidade de vida da população, esses conceitos devem ser interpretados com atenção. Um país não oferece melhores ou piores condições de vida aos seus cidadãos simplesmente pelo facto de se apresentar pouco ou muito povoado.

Os Países Baixos, apesar de terem uma alta população relativa (430hab/km²), possuem estrutura económica e de serviços públicos que atende às necessidades dos seus cidadãos. Já Moçambique, com uma baixa população relativa, tem muitos problemas na área social por causa da carência de serviços públicos, desemprego, falta de empregos com salários dignos, de habitação etc. Nesse contexto, em última instância, o que conta é a análise das condições de existência da população, e não apenas a análise demográfica desprendida da realidade.

Densidade demográfica ou população relativa: corresponde a média de habitantes por quilómetros quadrados. Podemos obtê-la através da divisão da população absoluta pela área. Quando a população relativa de um local é numerosa dizemos que esse local é muito povoado.