São zonas onde predominam climas quentes, com temperaturas e humidade sempre elevadas e sem grandes alterações pressupondo a existência de muita chuva e consequente escoamento fluvial.

As zonas temperadas sofrem erosão hídrica acompanhada por transporte, deposição do material, planícies e meandros. A resistência oferecida a erosão reflecte-se na formação de gargantas aputadas (chaminé de fada) fenómeno este denominado por.

Nas regiões equatoriais, pela existência de floresta densa com a velocidade constante da água, o processo de meteorização de rochas é mais rápido, havendo a concentração de óxidos de ferro e de alumínio criando alteração ferralítica.

A lixiviação das rochas que contém o ferro com diaclasses permeáveis, permite a acumulação no fundo de material ferroso, formando uma couraça mais dura originando o relevo em forma de cumes parabólicos e vertentes abruptas devido a remoção do material por seres, relevo este que se localiza de uma forma dispersa.

Nas zonas com predominância deste relevo a meteorização é influenciada pelo calor e humidade que altera rapidamente as rochas, a abundância da vegetação origina reacções químicas complexas, alguns minerais são eliminadas pelas aguas lixívias e outras tendem a subir é o caso do ferro concentrando-se nas camadas superiores o que implica a coloração vermelha dos solos. As águas eliminam algumas formas de relevo.

Nas zonas tropicais onde a cobertura vegetal é menos densa com pluviosidade menos abundante nota-se duas estações, a seca e a chuvosa. O principal agente modelador do relevo é a meteorização química sendo a mecânico a mais importante.

Com a variação da temperatura ao longo do dia o fenómeno termoclastia é muito actuante sobre as rochas havendo também a variação do caudal dos rios ao longo do ano e a irregularidade das chuvas acentua o desgaste mecânico e devido a pouca abundância da vegetação é propensa a erosão, pois facilita o escoamento da água, permitindo o desgaste e a deposição.

Nas regiões tropicais o relevo é condicionado pela formação de couraças ferruginosas, pois na época seca os óxidos de ferro e de alumínio tendem a concentrar se na parte superior do solo formando uma camada dura misturada com argila, e pela erosão hídrica, são depositados alguns materiais nos meandros formando planícies fluviais.