Um ecossistema é uma área geográfica onde plantas, animais, e outros organismos, bem como clima e paisagem, trabalham juntos para formar uma bolha de vida (education.nationalgeographic.com).

Ecossistemas podem ser bióticos ou vivos, bem como os factores abióticos, ou parte não viva. Factores bióticos incluem plantas, animais e outros organismos. Abióticos incluem rochas, temperatura e humidade.

Exemplo de um Ecossistema

Características dos Ecossistemas

Os ecossistemas caracterizam-se pelos seres que nele habitam, assim temos: Espécies produtoras (plantas); Consumidores (animais e humanos) e Decompositores  (bactérias e fungos). Os ecossistemas são autónomos e muito variáveis em tamanho ( uma floresta e um pequeno lago são ecossistemas que não têm a mesma área geográfica).

Eles são frequentemente caracterizados por seu ciclo fechado, mas também existem em outros ecossistemas a interagir com eles, é por isso que às vezes é difícil definir com precisão onde começa e termina um ecossistema. Os ecossistemas são muito frágeis e podem ser facilmente perturbados ou destruídos, se uma espécie é dizimada, ou factores abióticos são vítimas de poluição.

 

Bibliografia

https://web.ua.es/es/revista-geographos-giecryal/documentos/pydes-2-bertelli-carvalho-fadel.pdf;

http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Ecossistemas_Brasileiros/Eco_Bra_A03_MD_GR_230610.pdf.