Teorias da Biosfera: são conjunto de ideias, estruturadas que explicam o funcionamento da biosfera. Dentre as várias ideias destacam-se as teorias de Gaia e a teoria de Vadmir Verdnasky (Portal São Francisco: 2018). A Teoria de Gaia, também conhecida como Hipótese de Gaia, é uma tese que afirma que o planeta Terra é um ser vivo. James Lovelock, uma das vozes mais influentes no movimento ambientalista, não é cientista como os outros. O seu laboratório, composto por instrumentos que ele mesmo fabricou, fica no jardim de sua casa. A sua metodologia é anárquica, e se baseia numa capacidade aguda de intuição dos fenómenos químicos e biológicos.

Apesar de ser um dos pesquisadores britânicos mais influentes dos últimos cem anos, nunca mais voltou a filiar-se a um centro convencional após ter abandonado a NASA há mais de quarenta anos. Ele não se enquadra nas subdivisões das ciências naturais que a academia burocraticamente impôs. Os seus escritos são interdisciplinares, discutem a origem e os limites da vida no planeta. Uma abordagem holística que conhece poucos similares no seu campo, inclusive pelo esforço em tornar os seus escritos acessíveis aos leigos.  Vladimir Ivanovich Verdnasky  Foi um mineralogista e geoquímico russo, cujas ideias de noosfera Foram uma contribuição fundamental para o cosmismo russo4. Foi aluno de Dmitri Mendeleiev  (criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos) e de Vasily Dokuchaev, fundador da pedologia, a ciência do solo. Antecedeu em meio século a teoria de Gaia de James Lovelock, pois Vernadsky foi o primeiro a reconhecer o planeta terra como um sistema esférico auto-regulado, onde a vida é a força geológica que forma o planeta.

Conhecido por seu livro A Biosfera, de 1926, no qual inadvertidamente trabalhou para popularizar o termo biosfera do geólogo vienense Eduard Suess, de 1885, formulando a hipótese de que as feições geológicas da Terra são influenciadas biologicamente. Vernadsky postulou que a influência da matéria viva torna-se cada vez mais importante com o passar do tempo, porque mais partes da Terra são incorporadas na Biosfera, através de reacções químicas e da energia luminosa do Sol. Foi o fundador de diversas disciplinas científicas, incluindo a geoquímica, a biogeoquímica e a radiogeologia. Este processo culminou com a evolução das espécies que se encontram nesta categoria de metabolismo, que através da evolução desenvolveram a consciência e o pensamento dialógico. Esta consciência por sua vez caracteriza-se por uma nova esfera que se distingue da biosfera, e pode ser chamada de logosfera (esfera dos significados) ou Noosfera.

 

Bibliografia

http://quimicaebiosfera.blogspot.com/2010/08/teoria-da-biosfera-de-wladimir.html;

http://197.249.65.74:8080/biblioteca/bitstream/123456789/1271/1/M%C3%B3dulo%20de%20Biogeografia.pdf.