1- A agricultura é actividade fundamental do meio rural e a sua função primordial é fornecer alimentos para combater a fome e produção de matérias-primas para actividade industrial. Contribui também na criação de postos de trabalho ao absorver cerca de 80% da população economicamente activa.

2- A pesca em Moçambique, sobretudo a artesanal, esta inteiramente virada ao auto-consumo da população que a pratica. Contudo, não nos esqueçamos da pesca semi-industrial, cujo pescado, sobretudo o camarão, destina-se a exportação para o mercado europeu contribuindo deste modo para o crescimento económico do nosso país. Actividade pecuária, é importante e estratégico sector para a economia de Moçambique, além fornecer à população, proteínas necessárias para o seu crescimento.

3- O desenvolvimento da pecuária, para além da sua importância imediata como fonte de alimentação, ela participa no comércio externo através das exportações de excedentes contribuindo desde modo na criação de posto de trabalho no campo, estacando o êxodo-rural.

Actualmente, Moçambique constitui um importante destino de exploração de matéria-prima proveniente dos recursos florestais para alimentar as indústrias imobiliárias dos países da Asia, Europa, América. A exploração florestal no nosso país contribui também para a captação de divisas para o cofre do estado que depois são usados para a construção de infra-estruturas sócio económicas como escolas, hospitais, estradas, entre outras infra-estruturas.

4- A silvicultura ainda e importante ainda para o fornecimento da madeira para o artesanato, construção civil, naval, combustível lenhoso (produção de lenha e carvão) e produção de plantas medicinais.

 

Referencias

http://www.acismoz.com/wp-content/uploads/2017/06/Sector%20Agrario%20em%20Mocambique%20PT.pdf;

http://opais.sapo.mz/agricultura-sustentavel-como-motor-para-o-crescimento-em-economias-emergentes;

http://opais.sapo.mz/agricultura-sustentavel-como-motor-para-o-crescimento-em-economias-emergentes.